Gazeta de Amambaí


Quarta-Feira, 01 de Agosto de 2018 às 13:05

Iraniano tem medalha Fields furtada após recebê-la no Rio

Prêmio é considerado o Nobel da Matemática. Iraniano Caucher Birkar, que tinha recebido o prêmio no RioCentro 30 minutos antes, teve a pasta furtada.

Clique na Imagem para ampliá-la

O iraniano Caucher Birkar foi um dos vencedores da medalha Fields (Foto: Bruno Albernaz/ G1)

O iraniano Caucher Birkar teve a medalha Fields, considerada o Prêmio Nobel da Matemática, furtada no Rio 30 minutos após recebê-la, em cerimônia no RioCentro.

Caucher deixou a medalha, junto com a carteira e um celular em uma pasta em cima de uma mesa. Depois do professor ter percebido o furto, a equipe de segurança encontrou a pasta jogada embaixo de uma arquibancada, mas ela só continha o celular.

A equipe de segurança do Rio Centro usou câmeras para tentar localizar os ladrões. Um suspeito já foi identificado.

Caucher é refugiado no Reino Unido e é professor na Universidade de Cambridge. Além dele, o italiano Alessio Figalli, o alemão Peter Scholze e o indiano Akshay Venkatesh receberam o prêmio na manhã desta quarta-feira (1).

Pela primeira vez, a comenda foi entregue no Brasil, onde acontece o Congresso Mundial da disciplina, com a presença de mais de três mil matemáticos. A cerimônia aconteceu no Pavilhão 6 do Riocentro, na Zona Oeste da capital fluminense.

Fonte: G 1

COMPARTILHE

IMPRIMIR

   
  • Mais Notícias
  • Mais Lidas
  • Mais Polícia

Copyright © A Gazeta News.
Todos os Direitos Reservados.
Todas as matérias poderão ser reproduzidas desde que citada a fonte.