26.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Suposto “lobisomem” causa alvoroço em moradores de Iguatemi

2017-02-21 10:57:00

Vilson Nascimento

A aparição de um suposto “lobisomem” deixou a população do Bairro Jardim Valoszek Konrad em situação de alvoroço, na noite dessa segunda-feira, 20 de fevereiro, em Iguatemi.

Era quase meia noite quando a suposta criatura atravessou pelo meio do bairro e inclusive, segundo a ocorrência policial, teria atacado um veículo que passava pelo local.

De acordo com a ocorrência registrada pela Polícia Militar, quando a guarnição chegou ao local se deparou com diversas pessoas em situação de alvoroço, inclusive armadas com pedaços de madeira e até foices. Todas estavam à procura da suposta fera.

A Polícia Militar chegou a efetuar rondas pela região, mas não localizou a suposta criatura.

A lenda do lobisomem

A lenda do lobisomem teria se espalhado pela Europa ocidental a partir da Idade Média, mas existem relatos de histórias semelhantes desde os gregos, com referências da mitologia grega.

Segundo o site “Significados”, existem lendas sobre homens-lobo por todo o mundo, cada um com um nome e características levemente diferentes. Mas todas referem-se a um homem amaldiçoado que transfigura-se em lobo nas noites de lua cheia.

A lenda do lobisomem conta que a maldição da transformação em lobo a cada lua cheia recai sobre o primeiro filho homem depois de sete filhas mulheres em uma família. Ou torna-se um lobisomem se for mordido ou arranhado por outro da espécie.

Também há histórias que contam que os lobisomens se transformavam de homens para lobos em encruzilhadas, às sextas-feiras.

Na pele do lobisomem, este ser não possui mais a racionalidade do homem que ali se encontrava. Ele torna-se uma besta, incontrolável e à procura de sangue para se alimentar, sem diferenciar entes queridos. O instinto só vai passar aos primeiros raios de sol, ao que o lobisomem volta a ser um homem.

A única forma de matar um lobisomem é usando uma bala de prata em um revólver. Histórias mais antigas, anteriores às armas de fogo, registram o uso de artefatos de prata em geral para aniquilar o monstro.

No Brasil a existência real da figura folclórica do lobisomem é relatada por muitas pessoas, principalmente pessoas idosas que residiam na zona rural ou em pequenos povoados. Muitas delas afirmam já terem visto pessoalmente a besta.

Veja documentário sobre lobisomem

 

Assista “O Uivo”, filme sobre lobisomem lançado em 2016:

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete