19.3 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Bombeiros controlam fogo em pastagem em Amambai

2016-07-26 20:50:00

Vilson Nascimento

Em uma ação rápida a equipe de plantão no 16º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros (16º SGB), controlou, no final da tarde dessa terça-feira, 26 de julho, um incêndio em pastagem, em Amambai.

O fogo, registrado na região da Vila Guape, teve início da queima de um lixo urbano praticada por moradores da região e acabou se alastrando rapidamente.

Bombeiros poderão prender

Como Amambai não conta com uma unidade da Polícia Militar Ambiental (PMA), o Corpo de Bombeiros local alerta que as próprias guarnições do 16º SGB vão efetuar a prisão em flagrante de quem for flagrado ateando fogo em área rural e em terrenos baldios, por exemplo, já que a prática se trata de um crime ambiental.

A medida, segundo o Corpo de Bombeiros, será adotada com o objetivo de proteger o meio ambiente, ou seja, a fauna e a flora e principalmente a saúde pública, já que a exposição à fumaças e fuligens das queimadas poderá trazer problemas respiratórios nos moradores, primacialmente de crianças ou até mesmo levar ao agravamento do quadro clínico e a morte uma pessoa que já tenha problemas crônicos de saúde.

Promover queimada é crime

De acordo com a legislação ambiental brasileira promover queimadas, tanto florestal como em terrenos baldios sem a devida autorização dos órgãos ambientais competentes é considerado crime e o autor, caso seja flagrando, pode pegar uma pena que varia de 2 a 4 anos de prisão, além de pagar multa.

A orientação do Corpo de Bombeiros, salvo em caso de queimadas controladas previamente autorizadas pelos órgãos competentes, é para que se evite promover queimadas de qualquer natureza.

Além de Amambai, o 16º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros atende aos municípios de Tacuru, Sete Quedas, Paranhos e Coronel Sapucaia.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete