20 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Esquema que facilitava entrada de estrangeiros no país funcionava em MS

2016-07-26 08:13:00

Operação da Polícia Federal é deflagrada na manhã de hoje para desarticular grupo que falsificava documentos públicos com o objetivo de promover o ingresso de estrangeiros em território brasileiro. A ação batizada de ''Falsário'' cumpre cinco mandados de busca e apreensão nos municípios de São Gabriel do Oeste, onde era instalada a base do esquema criminoso, e Campo Grande.

Conforme nota da instituição federal, investigação começou a partir de flagrante feito na cidade de Ponta Porã. Pessoa tentava emitir passaporte quando foi constada falsificação de vários documentos e ela acabou confessando que havia sido beneficiada pela fraude.

A organização atuava junto ao Serviço Notarial e de Registro Civil do Distrito de Areado, em São Gabriel do Oeste. No setor, dados falsos eram inseridos nos sistemas de informações para gerar certidões de nascimento ideologicamente falsas.

Dessa maneira, os dados constantes nas certidões não existiam no respectivo livro cartorário. Entretanto esses documentos tinham total credibilidade perante a outras instituições públicas, tendo em vista que eram emitidos por setor autorizado.

A operação foi batizada de "Falsário", em referência a ação praticada pelo grupo na obtenção de documentos públicos.

Materiais que estão sendo apreendidos são encaminhados para a Superintendência da PF, na Capital. Entrevista coletiva com a divulgação do resultado da ação deve acontecer às 10h.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete