24 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Bombeiros impedem que incêndio destrua lavoura em Amambai

2016-07-20 16:54:00

Vilson Nascimento

Em uma ação rápida, com o emprego de técnicas de combate a incêndio, a equipe de plantão no 16º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros (16º SGB) conseguiu controlar um incêndio florestal e impedir que o fogo destruísse uma lavoura de milho, na tarde dessa quarta-feira, dia 20 de julho, em Amambai.

O fogo, segundo as informações, ateado por indígenas residentes na Aldeia Amambai, foi registrado em uma área rural situada às margens na Rodovia MS-156, trecho que liga Amambai a Caarapó, nas proximidades da reserva indígena.

O incêndio florestal, que destruiu uma grande área de vegetação e inclusive matou uma cutia, chegou a atingir o milharal já à ponto de colheita, más acabou contigo pelos bombeiros antes que provocasse maiores estragos.

Bombeiros alertam que poderão prender quem atear fogo

Como Amambai não conta com uma unidade da Polícia Militar Ambiental (PMA), o Corpo de Bombeiros local alerta que as próprias guarnições do 16º SGB vão efetuar a prisão em flagrante de quem for flagrado ateando fogo em área rural e em terrenos baldios, por exemplo, já que a prática se trata de um crime ambiental.

A medida, segundo o Corpo de Bombeiros, será adotada com o objetivo de proteger o meio ambiente, ou seja, a fauna e a flora e principalmente a saúde pública, já que a exposição à fumaças e fuligens das queimadas poderá trazer problemas respiratórios nos moradores, primacialmente de crianças ou até mesmo levar ao agravamento do quadro clínico e a morte uma pessoa que já tenha problemas crônicos de saúde.

De acordo com a legislação ambiental brasileira promover queimadas, tanto florestal como em terrenos baldios sem a devida autorização dos órgãos ambientais competentes é considerado crime e o autor, caso seja flagrando, pode pegar uma pena que varia de 2 a 4 anos de prisão, além de pagar multa.

A orientação do Corpo de Bombeiros, salvo em caso de queimadas controladas previamente autorizadas pelos órgãos competentes, é para que se evite promover queimadas de qualquer natureza.

Além de Amambai, o 16º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros atende aos municípios de Tacuru, Sete Quedas, Paranhos e Coronel Sapucaia.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete