18.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

PMs da reserva presos em operação do Gaeco são executados a tiros

2016-07-01 20:01:00

Dois policiais militares foram mortos no fim da tarde desta sexta-feira (1) em Mundo Novo – cidade localizada a 476 km de Campo Grande. Eles pertenciam ao quadro reserva da PM (Polícia Militar) e foram presos na Operação Fumus Malus, comandada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) e PM em outubro de 2011.

Elio Almeida Sousa, de 53 anos, e Valdomiro Ribeiro de Souza, de 51 anos, estavam em um Vectra na rodovia BR-163, no trecho que passa pela área urbana de Mundo Novo, no momento em que o carro em que estavam foi atingido por vários disparos. O motivo da prisão deles na operação foi uma suposta facilitação da passagem de cigarros contrabandeados.

Equipes da PM e Polícia Civil, além de perícia técnica, foram ao local. Ainda não há informações sobre a autoria do crime, que será, por ora, investigado pela DP (Delegacia de Polícia Civil) de Mundo Novo. O serviço de inteligência da Polícia Militar também irá acompanhar o caso.

Segundo a polícia, os autores estavam em uma motocicleta. Um dos disparos acertou Elio na altura da testa. Outro disparo acertou o braço do policial militar da reserva, levando a perícia a crer que ele ainda tentou se defender dos disparos efetuados pelos autores, que fugiram logo em seguida.

Os dois estavam entre os policiais militares detidos pela operação Fumus Malus – fumaça do mal, em latim – no fim de 2011, tendo inclusive o pedido de habeas corpus negado pela Justiça estadual. Porém, após o fim da prisão preventiva, eles foram liberados e responderam em liberdade.

A Fumus Malus começou em outubro de 2010, quando a Agência Central de Inteligência da PM recebeu denúncias contra militares que estariam facilitando a passagem de contrabando na região de fronteira. Valdomiro e Elio eram de Naviraí. Além de Mato Grosso do Sul, a operação englobou mais sete estados.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete