32.8 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Que homem é este? – por Eloir Vieira

2015-03-04 16:16:00

“E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?” (Mt 8.27).

Abra o seu coração para o Senhor Jesus. Ele quer ficar pertinho de você para acalmar todas as tempestades da sua vida: “E, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram. E, eis que, no mar, se levantou uma tempestade tão grande, que o barco era coberto pelas ondas; ele, porém, estava dormindo. E os seus discípulos, aproximando-se, o despertaram, dizendo: Senhor, salva-nos, que perecemos. E ele disse: Porque temeis, homens de pequena fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança. E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?” (Mt 8.23-27).

Esse deve ter sido um barco de pesca, porque muitos dos discípulos de Jesus eram pescadores. Josefo, um antigo historiador judeu, relatou que normalmente havia mais de trezentos barcos de pesca no mar da Galiléia. Esta embarcação era suficientemente grande para acomodar Jesus e seus doze discípulos; devia ser movida por remos e por velas. Durante as tempestades, por medidas de segurança, as velas eram baixadas, a fim de não serem rasgadas e para facilitar o controle da embarcação.

O mar da Galiléia é um lugar incomum. É relativamente pequeno (aproximadamente 21 km de comprimento por 11 km de largura), mas tem cerca de 50 metros de profundidade, e sua praia fica cerca de 225 metros abaixo do nível do mar. Sem quaisquer sinais prévios, súbitas tempestades se formam nas montanhas circundantes e agitam as águas, formando-se violentas ondas de até seis metros e meio de altura. Os discípulos não decidiram, como tolos, navegar, desprezando a tempestade. Foram surpreendidos, ficando involuntariamente expostos a um grande perigo.

Embora os discípulos tivessem testemunhado muitos milagres, apavoraram-se durante aquela tempestade. Como marinheiros experientes, sabiam do perigo que enfrentavam; o que não percebiam era que Cristo é capaz de controlar as forças da natureza. Frequentemente, deparamo-nos com tempestades em nossa vida, ocasiões em que pensamos que Deus não pode ou não irá operar, porém, quando entendermos verdadeiramente quem Deus é, percebemos que Ele controla tanto o mundo físico quanto o espiritual. O poder de Jesus que acalmou aquela tempestade também pode acalmar a nossa. Jesus está disposto a intervir se tão somente lhe pedirmos. Jamais devemos desprezar seu poder mesmo durante as terríveis tribulações.

Vamos aprender com a Palavra de Deus. 1º: Sem Jesus somos levados pelas ondas; podemos naufragar e morrer. 2º: Jesus estava no barco dos discípulos. Quando as ondas se levantarem contra você, é bom que Jesus esteja no seu barco! 3º: Jesus estava dormindo naquele momento. Vigie, para que Jesus não adormeça na sua vida. Identifique em que área da sua vida as ondas estão se levantando; e antes que a tempestade chegue, chame Jesus. Não espere a tempestade chegar; firme-se na fé!

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete