33.4 C
Amambai
quarta-feira, 8 de maio de 2024

"Vinde a mim as Criancinhas!" por Eloir Vieira

2014-10-20 14:57:00

Frequentemente, Jesus era criticado e acusado de gastar muito tempo com as pessoas erradas, crianças, cobradores de impostos e pecadores (Mt 9,11; Lc 15.1,2; 19.7). Alguns, inclusive os discípulos, pensavam que o Senhor deveria dedicar mais tempo aos líderes religiosos importantes e aos judeus mais devotos, porque essa seria uma forma de melhorar sua posição e evitar as críticas. Mas Jesus não precisava melhorar sua posição. Sendo Deus, desejava falar com as pessoas que mais necessitavam dEle.

Para que se sintam seguras, tudo o que as crianças necessitam é de um olhar carinhoso e o afago gentil de alguém que as ame e cuide delas. Elas acreditam em nós, porque confiam. Jesus disse que as pessoas devem confiar nEle com esse mesmo tipo de fé infantil. Não temos que entender todos os mistérios do universo; é suficiente saber que Deus nos ama e perdoa nossos pecados. Isto não quer dizer que devemos ser infantis, imaturos, mas que devemos confiar em Deus com a simplicidade e a receptividade de uma criança!

Os pais são responsáveis pela educação dos seus filhos. São os pais que tem a obrigação de ensinar-lhes o que é correto para que sejam cidadãos honrados: “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele” (Provérbios 22.6). Corrigir, disciplinar, são fatores indispensáveis na formação de um filho para ser um cidadão correto. Entretanto, os filhos se espelham nos pais e a tendência é seguir seus exemplos. Que exemplo damos aos nossos filhos para que nos sigam?

É natural educar todos os filhos de modo semelhante, e fundamental ensinar-lhes o temor do Senhor: “Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor” (Efésios 6.1-4).
Aos filhos, diz a Bíblia: “Ouve a teu pai, que te gerou, e não desprezes a tua mãe, quando vier a envelhecer” (PV 23.22). Sejamos como crianças! 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 08 de maio de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete