Gazeta de Amambaí


Sexta-Feira, 09 de Novembro de 2018 às 14:44

Há salvação sem arrependimento? - Por Eloir Vieira

“Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham, assim, os tempos do refrigério pela presença do Senhor” (AT 3.19).

Os nossos pecados já estão perdoados: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3.16). Jesus Cristo assumiu os pecados da humanidade: “Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados” (Isaías 53.5).

A parte que nos cabe, não para merecer, mas para receber o perdão, a presença do Senhor na nossa vida e a salvação, é crer e ser batizado: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham, assim, os tempos do refrigério pela presença do Senhor” (AT 3.19). Arrepender-se, significa lamentar-se reconhecendo seu erro, e com o coração contrito, pedir perdão a Deus e abandonar as velhas práticas pecaminosas. João Batista pregou o arrependimento e o batismo para então, ser perdoado dos pecados: “E percorreu toda a terra ao redor do Jordão, pregando o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados” (Lc 3.3).

O arrependimento e a conversão consistem numa tomada de decisão do pecador, que põe fim aos vícios, maus costumes, injustiças e toda espécie de maldade, vingança, falta de perdão, egoísmo, avareza, idolatrias e tudo o mais que Deus abomina. Simbolicamente essa decisão é demonstrada perante à sociedade no batismo nas águas; uma solenidade pública e uma confissão, na presença de testemunhas. Após o batismo, a pessoa recebe o dom do Espírito Santo e a presença do Senhor na sua vida: “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (At 2.38).

Quando há impossibilidade de ser batizado, como no caso do ladrão da cruz (Lc 23.42,43), o pecador, ainda pode ser salvo, desde que creia em Jesus e peça a salvação antes de morrer: “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado” (Mc 16.16). Quem, porém, tem a oportunidade, deve se batizar em conformidade com a Palavra de Deus e obediência aos ensinamentos de Jesus. Deus ordena que, ao tomar conhecimento da sua Palavra, não ignore, mas cumpra-a: “Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, em todo lugar, que se arrependam” (AT 17.30). “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se” (2Pe 3.9). Deus ama você!

Fonte: Eloir Vieira

COMPARTILHE

IMPRIMIR

   
  • Mais Notícias
  • Mais Lidas
  • Mais Opinião

Copyright © A Gazeta News.
Todos os Direitos Reservados.
Todas as matérias poderão ser reproduzidas desde que citada a fonte.