19.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Deus amaldiçoa a Igreja? – Por Eloir Vieira

2018-09-06 15:30:00

Se Deus amou o mundo, a ponto de dar o seu Filho Unigênito, para salvar a todos que creem, tem cabimento amaldiçoar a igreja de Cristo? Deus prometeu a Abraão, abençoar todas as famílias da terra: “E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gn 12.3). Jesus veio para curar, libertar e salvar as pessoas e não para amaldiçoa-las! Jesus veio para dar vida com abundancia, e não para matar, roubar ou destruir as pessoas (Jo 10.10). Jesus mandou cuidar das ovelhas dEle, e não espanca-las e amaldiçoa-las (Jo 21.17).

Ainda no tempo da lei, Deus amaldiçoou a nação toda de Israel (Ml 1.1). Disse Deus pelo ministério do profeta Malaquias: “Desde os dias de vossos pais, vós desviastes dos meus estatutos e não os guardastes; …” (Ml 3.7). Israel desobedeceu aos estatutos da lei, por isso a nação toda foi amaldiçoada por Deus! Porém, a lei é da Velha Aliança, uma lei que nada aperfeiçoou; mas a Nova Aliança aperfeiçoou tudo: “(Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou), e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus” (Hb 7.19). “Mas vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos” (Gl 4.4,5).

Jesus é o fim da lei: “Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê” (Rm 10.4). A salvação é pela graça e não pela lei: “Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo” (Jo 1.17). Vivemos na graça: “Mas antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar. De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que, pela fé, fôssemos justificados. Mas, depois que a fé veio, já não estamos debaixo de aio. Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus; porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo” (GL 3.23-27).

“Todos quantos, pois, são das obras da lei estão debaixo de maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da lei, para praticá-las. E é evidente que, pela lei, ninguém é justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé” (Gl 3.10,11). “De Cristo vos desligastes, vós que procurais justificar-vos na lei; da graça decaístes” (Gl 5.4). “Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé de Cristo e não pelas obras da lei, porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada” (Gl 2.16). “Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde” (Gl 2.21).

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete