23.3 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Desmascarando Satanás – Por Eloir Vieira

2016-07-30 10:36:00

Para desmascarar Satanás, vamos usar a bíblia e mostrar seus ardis (Comportamento sagaz; em que há astúcia. Estratagema que tem o propósito de enganar ou iludir indivíduo ou animal, com armadilha, emboscada ou cilada). Se Satanás tentou persuadir Jesus Cristo (Mt 4; Lc 4), sendo o Filho biológico de Deus, teria algum respeito por nós, meros humanos? Satanás mostrou a Jesus, os reinos e glórias deste mundo (poder, fama, sexo, riquezas); ofereceu tudo a Ele e pediu em troca, a sua adoração: “Portanto, se tu me adorares, tudo será teu” (Lc 4.5-7). Jesus, cheio do Espírito Santo, jamais aceitaria as ofertas de Satanás, como Adão e Eva aceitaram no jardim do Éden: (Gn 3. 1-6).

O diabo mentiu no Éden, seguiu mentindo para muitos, e na tentação do deserto, usou todos os seus truques de ilusionismo com mentiras e enganos para tentar fazer Jesus desistir do plano de Deus para a salvação da humanidade; porém, Jesus, não cedeu, por amor a todos nós (Mt 4.11). Satanás é um mentiroso de “carteirinha”. Tudo o que ele nos oferece é ilícito e resulta num final de tristeza e angústia. Deus sim é dono de todas as coisas e tem o controle de tudo: “Esta sentença é por decreto dos vigiadores, e esta ordem, por mandado dos santos; a fim de que conheçam os viventes que o Altíssimo tem domínio sobre os reinos dos homens; e os dá a quem quer e até ao mais baixo dos homens constitui sobre eles” (Daniel 4.17).

Deus supre todas as nossas necessidades: “Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito” (Jo 15.7). O diabo só tem coisas ilícitas, armadilhas! Cabe a nós, resistir às tentações e não aceitar, fugir (1Ts 5.22). O diabo quer adoração (Lc 4.7); tenta nos seduzir e nos induzir a tentar a Deus (Lc 4. 9-12). O diabo é homicida, fonte da mentira e pai de todos os mentirosos (João 8.44). Se der brecha, aceitando suas ofertas, ele entra na nossa vida e provoca um estrago (Ef 4.27). É preciso vigiar nosso próprio coração, mente e língua para não cair (Tg 4.7). Aceitar suas ofertas é dar legalidade a ele para matar, roubar e destruir; este é o seu propósito; ao contrário de Jesus, que dá vida, paz e salvação eterna sem cobrar nada (Jo 10.10). As ofertas do diabo parecem ser a solução, mas é ilusão! Sua intensão é nos matar, nos roubar a paz, a saúde, as finanças, destruir casamentos e relacionamentos com familiares e amigos. Lembre-se que o diabo não se apresenta como um bicho horrível! Ele usa pessoa que exerce certa influencia sobre nós, ou alguém com uma aparência agradável e convincente! Desconfie de tudo e de todos! Se Satanás usou o próprio apóstolo Pedro para tentar Jesus (Mt 16.22,23) não usaria outras pessoas?

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete