24.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

CNM pede apoio do Congresso para garantir censo demográfico de 2020

2018-10-22 08:04:00

Depois de ser recebido pelo presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), Raimundo Carreiro, na última terça-feira, o presidente da CNM (Confederação Nacional de Municípios), Glademir Aroldi, e a prefeita de Roncador (PR), Marília Perotta, estiveram reunidos com o deputado Carlos Melles (DEM-MG) na quarta-feira (17).

Os municipalistas debateram com o parlamentar alternativas que garantam recursos para a realização do censo demográfico de 2020 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ).

A sugestão discutida na reunião foi no sentido de buscar apoio junto ao Congresso Nacional para que seja incluído no orçamento R$ 150 milhões, montante necessário para que seja feito o levantamento. Esse valor seria conseguido por meio de emenda ao Orçamento.

O deputado Carlos Melles é presidente da Frente Parlamentar Mista da Geografia, Estatística e Meio Agroambiental, também reconhecida como Frente da Gema. O parlamentar demonstrou otimismo em conseguir o recurso e vai trabalhar em conjunto com a CNM para que essa demanda avance no Congresso.

O IBGE não realiza o censo demográfico desde 2015 em razão da falta de recursos que deveriam ser repassados pela União. Nos últimos anos o Instituto tem trabalhado com estimativas e a mais recente publicada é preocupante porque existe a possibilidade de redução de recursos do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) de 135 cidades após a atualização dos coeficientes que teriam como base esse levantamento. A cidade de Roncador seria uma delas.

Além da realização do censo demográfico, a CNM defende que a situação dos municípios prejudicados precisa ser analisada urgentemente.

“A nossa proposta é de fazer um pedido no sentido de congelar o coeficiente dos municípios que perdem com a estimativa. Os municípios prejudicados com a redução de recursos do FPM, por conta de não ter sido feito o censo de anos anteriores, não teriam alteração em seus coeficientes. A gente precisa fazer um esforço enorme no final deste ano para que ocorra uma espécie de transição nos anos de 2019 e 2020 até o governo federal disponibilizar recursos para a realização de um novo Censo em 2020”, explicou o presidente da CNM.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete