13.7 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Festival que leva a ciência aos bares começa no dia 14

2018-05-13 10:02:00

Cientistas de 56 cidades brasileiras se preparam para participar de um dos maiores eventos dedicados à divulgação da ciência no mundo: o Pint of Science. Nesta semana, nos dias 14, 15 e 16, eles vão se unir a pesquisadores de outros 20 países para ocupar mesas de bares e conversar sobre suas pesquisas com a população. Apenas no Brasil, a expectativa é de que 50 mil pessoas compareçam aos bate-papos. A programação do Brasil está disponível no site www.pintofscience.com.br.

A Embrapa participa do evento desde a primeira edição realizada no Brasil, em 2015. Este ano, três Unidades farão sua estreia: a Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza, CE), a Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas, TO) e a Embrapa Amapá (Macapá, AP). Em São Carlos (SP), o Pint of Science já faz parte da programação da Embrapa Instrumentação e da Embrapa Pecuária Sudeste. Em Sete Lagoas (MG), será realizado nos dias 14 e 15 o Bar of Science, inspirado no Pint of Science, com participação da Embrapa Milho e Sorgo.

Em Fortaleza, durante os três dias do festival mundial de divulgação científica, pesquisadores da cidade e da região vão conversar com o público sobre temas como neurociência, física, saúde, biodiversidade, violência, genética e o futuro dos alimentos. O evento é realizado pela Embrapa, com apoio da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade de Fortaleza (Unifor).

De acordo com Ana Elisa Sidrim, coordenadora do Pint of Science na cidade, a programação é diversa e abrange todos os públicos. “Procuramos incluir temas atuais presentes na vida das pessoas que despertem a curiosidade do público”, adianta a analista da Embrapa.

Outro destaque do evento em Fortaleza é a presença dos pesquisadores Márcia Maria Tavares Machado, José Soares de Andrade Júnior e Daniel de Brito Freitas, da UFC; Antonio Silva Lima Neto e Kaio César Simiano Tavares, da Unifor; e Guilherme Julião Zocolo e Andreia Hansen Oster, da Embrapa.

Hambúrguer e cerveja em Palmas

Em Palmas, a primeira edição é fruto de uma parceria entre a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Embrapa Pesca e Aquicultura. Serão 11 rodas de conversa em dois ambientes: uma hamburgueria e uma cervejaria.

Os temas são variados: cerveja, agropecuária e sustentabilidade, fermentação química, piscicultura, divulgação científica, mudanças climáticas, fake news e outros.

A Embrapa Pesca e Aquicultura fez curtos vídeos sobre cada tema que será debatido pela Unidade:

Agricultor “raiz”

Em São Carlos, cidade com diversas instituições de ensino e pesquisa, é o segundo ano consecutivo que o Pint of Science abre uma mesa exclusiva para discutir os assuntos da agropecuária. A Embrapa estará presente na segunda-feira (14), às 19h30, na Cervejaria Kirchen, no Jardim Bandeirantes.

Mantendo a linguagem descontraída e curiosa tipicamente adotada no evento, "Agricultor raiz agora é nutella?" – uma referência a um dos memes famosos da internet –  dá nome ao bate-papo entre os pesquisadores Alexandre Berndt (Embrapa Pecuária Sudeste) e Wilson Silva (Embrapa Instrumentação) e o engenheiro Fábio de Angelis (Agrorobótica). Eles falarão dos avanços na agricultura, agora 4.0, mostrando como PD&I tem oferecido novos recursos aos produtores.

Agroecologia

Macapá fará sua estreia no Pint of Science em dois ambientes: a Cervejaria Trina, especializada em cervejas artesanais, e o bar Sankofa, localizado na orla, de frente para o rio Amazonas.

No dia 14, às 19h30, na Trina, o pesquisador da Embrapa Amapá Wardsson Lustrino Borges conduzirá um bate-papo sobre as pesquisas que estão estão fortalecendo a agroecologia como forma de sustento familiar e de modelo de negócio, encontrando no conhecimento empírico do pequeno agricultor do estado a sinergia para entender as peculiaridades da natureza na região. Na cervejaria, o produtor parceiro da Unidade Domingos Gomes da Silva, proprietário do espaço agroecológico de produção e comercialização Mundo das Plantas, também estará compartilhando seus conhecimentos.

Bar of Science

O Santa Helena Valley (SHV), ecossistema de startups de Sete Lagoas (MG), realiza pela primeira vez na cidade o Bar of Science, inspirado no evento internacional Pint of Science, nos dias 14 e 15, às 19h. Pesquisadores da UFSJ – Campus Sete Lagoas e da Embrapa Milho e Sorgo levarão aos participantes um pouco do conhecimento acadêmico nas áreas de biotecnologia e genética de alimentos e bebidas, como cerveja e sorgo, além de recentes pesquisas nas áreas de meteorologia e cultivo de camarões (com estudos iniciados na UFMG).

A Embrapa estará no debate de segunda-feira (14), no Shot Music Bar. A pesquisadora Valéria Vieira falará sobre o sorgo na promoção da saúde humana. Já o pesquisador Daniel Guimarães falará sobre a automatização do monitoramento meteorológico em Sete Lagoas e região. Acesse o evento no Facebook aqui.

Mais sobre o Pint of Science

Realizado pela primeira vez no Brasil em 2015, quando foi trazido da Inglaterra pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, o Pint of Science cresce a cada ano. Os 22 municípios da edição passada saltaram para mais de 50 e, com a entrada da região Norte, pela primeira vez o evento abrangerá todo o País.

O objetivo é criar um canal de comunicação direto entre os cientistas e a sociedade, explica Natalia Pasternak Taschner, coordenadora do festival no Brasil: “As pessoas querem saber, têm sede de ciência, e os cientistas querem falar”. Durante o evento, os pesquisadores conversam com o público de forma descontraída, respondem perguntas e não há formalidades como inscrição ou emissão de certificados. Também não é preciso pagar entrada, apenas o que for consumido nos estabelecimentos.

Esclarecer como a ciência funciona e mostrar a beleza existente em sua capacidade de investigar e explicar o mundo estão também entre as metas. “É um desafio ensinar conceitos em uma conversa no bar, mas, se conseguirmos encantar as pessoas, despertar sua curiosidade, elas buscarão o conhecimento”, afirma a coordenadora.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete