32.3 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Sigilo da fonte é direito "indevassável", diz ministro Celso de Mello

2017-05-24 18:03:00

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu nesta quarta-feira (24) o direito de jornalistas não terem divulgadas conversas com seus interlocutores, o chamado “sigilo da fonte”, garantido pela Constituição.

Nesta terça (23), o site de notícias "BuzzFeed" divulgou uma conversaentre o jornalista Reinaldo Azevedo e Andrea Neves, irmã do senador afastado Aécio Neves (PSDB).

O diálogo, sem qualquer indício de crime, foi disponibilizado pelo próprio STF, a partir da retirada de sigilo de todos os documentos da delação premiada da JBS.

A divulgação, porém, levou Azevedo a pedir demissão da revista e provocou protestos de outros jornalistas e da Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

Questionado sobre o episódio, Celso de Mello citou julgamento da Segunda Turma do STF que reiterou a proteção ao sigilo da fonte.

“A minha posição é de que o sigilo da fonte deveria ter uma garantia de ordem constitucional titularizada por qualquer profissional de imprensa e oponível a qualquer pessoa, inclusive às autoridades e ao poder público. É portanto um direito básico, de caráter constitucional, absolutamente indevassável”, afirmou o ministro.

Nesta quarta-feira (24), o ministro Edson Fachin, relator da delação da JBS, mandou retirar do processo e pôr sob sigilo os áudios das interceptações telefônicas de investigados no caso, entre eles Aécio e Andrea Neves.

Questionado sobre o caso antes da sessão de julgamentos dessa quarta, Fachin não quis se manifestar.

OAB

Em nota divulgada nesta quarta, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia, também criticou a disponibilização, lembrando que a lei também proíbe a divulgação de conversas de advogados com seus clientes.

“Se quebrarmos esse direito – o que vem sendo feito de maneira recorrente – estaremos mutilando de forma irreparável o direito de a sociedade ser informada. Não se pode combater o crime cometendo outro crime”, diz a nota.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete