26.6 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

BC segue vendo estouro da meta de inflação em 2016 e "tombo" do PIB

2016-09-27 19:01:00

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país, deve ficar em 7,3% neste ano, de acordo com previsão do Banco Central divulgada nesta terça-feira (27).

Se a estimativa se confirmar, será o segundo ano seguido com inflação acima do teto da meta perseguida pelo BC, que é de 6,5%. Em 2015, a inflação ficou em 10,67%, a maior taxa desde 2002.

Economistas do mercado financeiro preveem uma inflação de 7,25% para 2016.

Pelo sistema que vigora no Brasil, o Banco Central tem uma meta para a inflação a cada ano. Em 2016, a meta central, ou seja, o foco, é de IPCA de 4,5%. Entretanto, o sistema prevê uma "folga", um piso e um teto de dois pontos percentuais para baixo ou para cima. Dessa maneira, o BC terá cumprido a meta se a inflação ficar em até 6,5% neste ano.

Entretanto, com a estimativa de IPCA em 7,3%, o BC está prevendo que não vai conseguir cumpri-la. Se isso acontecer, o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, terá que escrever uma carta aberta ao ministro da Fazenda,Henrique Meirelles, explicando as razões para o estouro da meta.

No documento divulgado nesta terça, o BC também estima que a inflação deve ficar mais próxima da meta central de 4,5% no ano que vem. Para o Produto Interno Bruto (PIB), o Banco Central estima uma contração de 3,3% neste ano e uma alta de 1,3% em 2017.

Inflação em 2017 e 2018

Para o ano que vem, entretanto, o BC previu, no relatório de inflação do terceiro trimestre, que a inflação oficial do país deverá desacelerar e ficar próxima da meta central para 2017, que é de 4,5%.

No chamado cenário de referência, que pressupõe juros estáveis no atual patamar de 14,25% ao ano e câmbio em R$ 3,30 por dólar, o BC estimou que o IPCA ficará em 4,4% no ano que vem.

Já no cenário de mercado – que utiliza as projeções dos economistas dos bancos para os juros e câmbio neste ano e no próximo (embutindo queda dos juros) –, a expectativa do Banco Central para a inflação está em 4,9% para 2017.

Na previsão anterior feita pelo BC, divulgada em junho, a estimativa era de que o IPCA ficasse entre 4,7% e 5,5% em 2017. O mercado financeiro estima uma inflação de 5,07% para o próximo ano.

O Banco Central também fez projeções para a inflação em 2018. De acordo com elas, o IPCA deve ficar entre 3,8% (cenário de referência, com juros e câmbio estáveis) e 4,6% (cenário com estimativas do mercado para juros e câmbio).

Corte nos juros

A queda nas previsões de inflação do Banco Central, com uma proximidade maior em relação à meta central de 4,5% do ano que vem, é um indicativo de que o BC pode estar mais próximo de iniciar o processo de corte dos juros básicos da economia.

Isso porque as decisões do Comitê de Política Monetária (Copom) da instituição, colegiado formado por diretores e presidente do BC, são "prospectivas", ou seja, são tomadas olhando para as expectativas de inflação para os próximos meses.

Neste momento, o BC já olha o cenário de 2017 para tomar a decisão. O mercado financeiro acredita que os juros cairão ainda neste ano, mas ainda resta uma dúvida se o corte poderá acontecer já no próximo encontro do Copom, em meados de outubro, ou na última reunião deste ano, no fim de novembro.

Com a queda do IPCA-15 em setembro, e a divulgação das novas previsões do BC, a tendência é de aumento das chances de um corte de juros já em meados de outubro. Atualmente, a taxa básica de juros está em 14,25% ao ano – o maior nível em dez anos.

"Taxa

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete