12.7 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Países convocam embaixadores após impeachment de Dilma

2016-08-31 20:11:00

"PresidênciaPresidência da Venezuela anunciou em comunicado o congelamento de relações políticas e diplomáticas com o Brasil (Foto: Reprodução/Gobierno Bolivariano de Venezuela)

VenezuelaBolívia e Equador anunciaram que irão convocar seus embaixadores no Brasil após o impeachment de Dilma Rousseff. O governo venezuelano também diz em nota que irá congelar suas relações políticas e diplomáticas com o país.

Um comunicado divulgado no site da presidência diz: “o governo da República Bolivariana da Venezuela, em resguardo da legalidade internacional e solidária com o povo do Brasil, decidiu retirar definitivamente seu embaixador da República Federativa do Brasil e congelar as relações políticas e diplomáticas com o governo surgido a partir deste golpe parlamentar”.



Já o presidente do Equador, Rafael Correa, anunciou a decisão em seu perfil no Twitter, onde escreveu: “Destituíram Dilma. Uma apologia ao abuso e à traição. Retiraremos nosso representante da embaixada. Jamais reconheceremos estes…”.



Evo Morales, presidente da Bolívia, havia anunciado pela manhã que recorreria à medida caso o impeachment fosse aprovado pelo Senado brasileiro. Após a confirmação, ele escreveu em seu perfil: “estamos convocando nosso embaixador no Brasil para assumir as medidas aconselháveis para este momento”.



O governo de Cuba não convocou seu embaixador, mas divulgou um comunicado criticando o impeachment. “O Governo Revolucionário da República de Cuba rejeita energicamente o golpe de estado parlamentar-judicial que se consumou contra a presidenta Dilma Rousseff”, diz a abertura do texto.



Brasil convoca embaixadores

Em resposta ao comunicado do governo venezuelano, o Ministério das Relações Exteriores disse que convocará seu embaixador em Caracas. "O Governo brasileiro repudia os termos do comunicado emitido pelo Governo venezuelano (…). Revela profundo desconhecimento da Constituição e das leis do Brasil e nega frontalmente os princípios e objetivos da integração latino-americana. À luz das circunstâncias, o Governo brasileiro decidiu chamar seu Embaixador em Caracas para consultas", diz a nota do Itamaraty.



Segundo a agência de notícias Reuters, que cita uma fonte no Ministério, o Brasil também convocará seus embaixadores no Equador e na Bolívia. A decisão, segundo a fonte que não pode ser identificada, foi tomada pelo ministro das Relações Exteriores, José Serra, em reação à resposta desses países ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete