33.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Número de empresas inadimplentes cresce 13% em maio, diz SPC

2016-06-28 10:02:00

O número de empresas inadimplentes no Brasil cresceu 13% em maio, em comparação com mesmo mês do ano passado, de acordo com o levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), divulgado nesta segunda-feira (27).  

Na passagem de abril para maio, sem ajuste sazonal, a alta foi de 0,71% na quantidade de empresas negativadas.

A quantidade de dívidas em atraso em nome de pessoas jurídicas teve um aumento ainda maior em maio – comparado com mesmo período de 2015, com alta de 16,21%. Já na passagem de abril para maio, o valor cresceu 0,86%.

A região em que mais aumentou o número de empresas negativadas no último mês foi a Nordeste, com avanço de 14,69% na comparação com igual período de 2015. Em seguida aparece o Centro-Oeste, que registrou avanço de 13,72% na mesma base de comparação, o Norte (12,49%) e o Sul (10,89%).

A pesquisa considera apenas as regiões Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sul do Brasil. “Os dados do Sudeste não foram considerados devido à Lei Estadual nº 15.659 que vigora no estado de São Paulo e dificulta a negativação de pessoas físicas e jurídicas no estado”, informou o SPC em nota.

Os setores com maior alta entre as empresas negativadas são o de serviços (15,50%) e comércio (13,2%), seguidos pelas empresas que atuam na área da indústria (12,60%) e da agricultura (7,74%).

Para o presidente da CNDL, Honório Pinheiro, os dados refletem o aprofundamento do quadro recessivo da economia brasileira, que conta com juros elevados, o que acaba encarecendo o custo do capital.

"O recuo da atividade econômica tem refletido em queda do faturamento das empresas e, com isso, a capacidade desses empresários honrarem seus compromissos e manterem um bom fluxo de caixa também é afetada”, explicou.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete