12.7 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Máquina pode enviar DNA como se fosse fax

2018-07-21 07:02:00

A empresa norte-americana Synthetic Genomics Inc. desenvolveu uma máquina capaz de capaz de converter códigos genéticos em vertentes de DNA para serem impressos em qualquer lugar. O objetivo da tecnologia, batizada de Digital to Biological Converter (DBC), é auxiliar na produção de vacinas e análises de materiais.

De acordo com Dan Gibson, vice-presidente de tecnologias de DNA da Synthetic Genomics Inc., a empresa pretende usar essa tecnologia como uma espécie de teletransporte de DNA. Para ele, o DBC será uma grande contribuição para a ciência e para a história da medicina, podendo facilitar inúmeros trabalhos.

“Todas as funções e características dos seres vivos estão escritas em um código de DNA. Se você puder ler e escrever esse código, então será possível reproduzi-lo em qualquer lugar do mundo em teoria”, comenta.

Segundo informações do Wall Street Journal, existe atualmente um protótipo da máquina que consegue transformar um código digital de DNA em material biológico sintético em apenas 24 horas, tais como vírus e proteínas. Isso acontece devido a produção de pequenos pedaços de código de DNA, que são posteriormente “costurados”.

A expectativa é de que o DBC esteja disponibilizado para as pesquisas acadêmicas dentro de cinco anos. Atualmente, a empresa está disponibilizando um produto parecido para entidades governamentais e universidades pelo valor de US$ 80 mil. Essa máquina alternativa consegue imprimir material genético utilizando reagentes já anteriormente carregados.  

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete