22.3 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Ninguém ganha em uma guerra comercial, diz premiê da China

2018-07-08 15:02:00

Ninguém ganhará com uma guerra comercial, afirmou nesta sexta-feira o primeiro-ministro da China, Li Keqiang, horas depois de os Estados Unidos e a China adotarem tarifas sobre 34 bilhões de dólares em importações um do outro. “Uma guerra comercial nunca é uma solução”, disse Li em entrevista à imprensa com o premiê búlgaro, Boyko Borissov, em uma cúpula em Sofia.

“A China nunca iniciaria uma guerra comercial, mas se qualquer lado recorrer a um aumento de tarifas, então a China adotará medidas em resposta para proteger os interesses.”

O Ministério do Comércio da China, em comunicado pouco depois do prazo dos EUA, afirmou que foi forçado a retaliar, o que significa que 34 bilhões de dólares em produtos dos EUA importados, incluindo automóveis e produtos agrícolas, também serão sobretaxados em 25 por cento.

Horas antes do prazo de Washington para que as tarifas entrassem em vigor, o presidente norte-americano, Donald Trump, aumentou o tom, alertando que os EUA poderiam visar mais de 500 bilhões de dólares em produtos chineses, ou o volume total das importações norte-americanas da China no ano passado.

Li afirmou que ninguém sairá vencedor de uma guerra comercial.“Isso não beneficia ninguém e vai prejudicar o processo multilateral de livre comércio”, disse ele. “Se alguém insistir em realizar uma guerra comercial, afetará outros e a si mesmo.”

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete