Gazeta de Amambaí


Terça-Feira, 12 de Junho de 2018 às 09:02

China vai usar gasolina com etanol

A primeira cidade a aderir a determinação do governo é Tianjin

O governo da China anunciou que está começando a colocar em prática o seu plano de usar somente gasolina misturada com etanol até o ano de 2020. A decisão foi tomada em setembro do ano passado e tem como objetivos principais diminuir a emissão de gases poluentes, reduzir os estoques de milho do país, além de evitar a dependência de combustíveis não renováveis.

A primeira cidade a aderir oficialmente a determinação do governo central da China é Tianjin, que fica na região metropolitana da capital Pequim e possui cerca de 15 milhões de habitantes. A província anunciou que a partir de setembro a maior parte da gasolina comercializada na cidade será misturada com etanol, caso a meta seja alcançada, o uso do biocombustível deve chegar a 260 mil toneladas e o consumo de milho baterá as 780 mil toneladas por ano.

Atualmente os estoques de milho da China chegam a cerca de 200 milhões de toneladas, sendo que o país produz apenas 2,5 milhões de toneladas de etanol por ano. Com a adoção da nova política de combustíveis, a demanda da produção de etanol pode alcançar as 15 milhões de toneladas anuais, o que incentivaria um maior engajamento dos agricultores nesse novo cenário que está em crescimento na região.

De acordo com a Reuters, várias refinarias chinesas já estão pedindo autorização do governo local para adquirirem etanol importado visando o novo mercado que se aproxima. Segundo a Corporação Nacional de Petróleo da China (CNPC), estatal do setor petrolífero, a ideia é produzir o próprio combustível em vez de comprá-lo, já que isso poderia encarecer o processo.

“As refinarias particulares são um enorme mercado para nós. Mas, nosso intento é aumentar a produção nas províncias do Norte para atender a essa demanda", conclui a CNPC.  

Fonte: Agrolink

COMPARTILHE

IMPRIMIR

   
  • Mais Notícias
  • Mais Lidas
  • Mais Internacional

Copyright © A Gazeta News.
Todos os Direitos Reservados.
Todas as matérias poderão ser reproduzidas desde que citada a fonte.