14.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Menino de 13 anos encontra tesouro de mil anos enterrado

2018-04-19 11:02:00

"Moedas,

Direito de imagem

AFP

Image captionRei Haroldo 1º pode ter enterrado o tesouro quando fugia de seus inimigos após perder batalha para o próprio filho

Segundo os historiadores, seu reinado gerou o legado uma Dinamarca unificada e convertida ao Cristianismo. Mas Haroldo 1º, também conhecido como "Dente Azul", deixou outra herança: um tesouro enterrado na ilha Rügen, na Alemanha.

Os pertences foram descobertos em janeiro por René Schön, um arqueólogo amador, e por seu aluno Luca Malaschnitschenko, de 13 anos, quando os dois buscavam tesouros na ilha com a ajuda de um detector de metais.

Eles encontraram anéis, broches, pérolas, colares trançados, um martelo e várias moedas que correspondem ao período em que Haroldo governou o que hoje em dia é a Dinamarca, o norte da Alemanha, o sul da Suécia e partes da Noruega, compreendido entre os anos 958 e 986, aproximadamente. Há também peças mais antigas, datadas de 714.

As peças mais recentes datam da década de 980, indicando que esse tesouro poderia ter sido escondido por pessoas próximas a Haroldo 1º, já que, em 986, após perder uma batalha contra o próprio filho, ele precisou fugir para a Pomerânia. Lá, morreria um ano mais tarde.

Haroldo 1º ficou conhecido, entre outras coisas, por rejeitar as crenças vikings e unificar a Dinamarca. Em 950, ele se converteu ao Cristianismo e estabeleceu várias dioceses na Dinamarca.

Foi em homenagem a ele que algumas empresas escandinavas de tecnologia batizaram a tecnologia de conexão sem fio de dispositivos digitais de "bluetooth" ("dente azul").

"RenéDireito de imagemAFP
Image captionO arqueólogo amador René Schön e seu aluno Luca Malaschnichenko, de 13 anos, foram os primeiros a descobrir os pertences do rei Haroldo 1º

Descoberta

René Schön e Luca Malaschnitschenko contam que, ao fazer as buscas pela ilha, se depararam com o que pensavam ser um pedaço de alumínio sem valor. Depois, perceberam que era uma moeda de prata.

A descoberta deles foi mantida em sigilo até que uma equipe de arqueólogos realizasse escavações em uma área de 400 m² no local.

"Esse tesouro é o maior achado de moedas do Dente Azul na região sul do Mar Báltico e, portanto, é de grande importância", disse Michael Schirren, arqueólogo responsável pelas escavações.

"MoedasDireito de imagemAFP
Image captionEntre os objetos encontrados estão diversas moedas de prata, muitas já com o símbolo da cruz

O local de descoberta, Schaprode, está localizado a poucos quilômetros de Hiddensee, onde no século 19 foi encontrado um conjunto de 16 peças de ouro da época do rei.

Especialistas acreditam que o tesouro foi enterrado enquanto Haroldo 1º fugia para a Pomerânia.

"Este é um caso incomum de uma descoberta que parece corroborar com o que as fontes históricas dizem", disse o arqueólogo Detlef Jantzen.

"ArqueólogosDireito de imagemAFP
Image caption

Os arqueólogos fizeram escavações em uma área de 400 m² na ilha Rügen, na Alemanha

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete