21.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Google lança Files Go, app que libera espaço de smartphones

2017-12-05 21:01:00

O Google lançou nesta terça-feira (5) o Files Go, aplicativo para controlar o armazenamento interno de smartphones. Em poucos passos, é possível excluir arquivos dispensáveis para evitar que o aparelho trave por falta de espaço.

O programa é outro desenvolvido pela empresa para atender consumidores de países emergentes. Na semana passada, o Google já havia anunciado o Datally, que gerencia o gasto de internet móvel pelo celular.

Disponível apenas para celulares que rodam o sistema operacional Android (a partir do Lollipop 5.0), o Files Go estava em fase de testes desde novembro deste ano.

Nesse primeiro momento, os brasileiros foram os testadores mais ativos. Conseguiram liberar, em média, 1 Gigabyte em seus celulares após usar o app.

Algumas soluções presentes no aplicativo já eram fornecidas por serviços de outras empresas ou estavam presentes no Android, mas de forma descentralizada.

Controle

Ao instalar o Files Gom, o aplicativo faz um diagnóstico do espaço útil e quanto dele já está sendo ocupado –esse recurso está presente em boa parte dos smartphones. Antes de tudo, ele permite que o usuário veja quais programas mais consomem memória interna.

Limpeza

A partir daí, o Files Go começa a sugerir ações para poupar espaço, como sugerir:

  • excluir aplicativos não usados nas últimas semanas;
  • apagar o cache (arquivos salvos na memória) de aplicativos;
  • deletar de arquivos grandes e imagens repetidas.

Transferência

O aplicativo possui ainda um sistema de transferência de arquivos que não usa dados de celulares e funciona apenas para celulares próximos um do outro. Trocas de dados com essas características geralmente são feitas por Bluetooth.

O Files Go, no entanto, cria uma rede própria, rápida e criptografada entre os dois aparelhos envolvidos. Isso faz com que os envios sejam mais ágeis. A velocidade pode chegar a até 125 Megabits por segundo.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete