14.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

EUA devem diminuir compras de biocombustíveis

2017-10-07 11:02:00

A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos decidiu não aumentar as metas de consumo de etanol e biodiesel em 2018. O consumo exigido pelo governo será o mesmo requerido em 2017, o que deixa de aumentar a demanda por milho e soja. A mudança foi uma revisão dos padrões exigidos pela administração Obama.

A medida gerada pela agência gerou reação no Congresso dos Estados Unidos, principalmente de legisladores do Meio-Oeste. O efeito imediato no mercado foi de queda nos preços de biodiesel. Segundo a EPA, o crescimento tão rápido do uso de biocombustíveis não estaria beneficiando a economia americana porque os Estados Unidos estariam importando do Brasil, Argentina e Indonesia para cumprir com as metas.

Para o senador do estado de Iowa Chuck Grassley, a medida é totalmente inaceitável pela mudança repentina. "É uma mensagem errada ao mercado. Estamos reduzindo a previsão de compras em mais de 25%. Isso vai trazer muitos dandos para as indústrias de etanol e biodiesel," afirmou Grassley. Grassley é apoiado por outros 37 senadores de estados agrícolas.

Em recente decisão contra a Argentina, os Estados Unidos acusaram o país vizinho de dumping e deixaram de fazer compras de biodiesel. O governo argentino espera reverter a decisão igualando os impostos de exportação da soja em grão com o biodiesel.

Na guerra de lobbies, o Instituto American do Petróleo comentou a decisão dizendo que houve um avanço, mas que o governo deveria eliminar qualquer mandado de compra de combustíveis.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete