32.3 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

EUA e Rússia assinam acordo para criar estação habitada na órbita lunar

2017-10-01 13:01:00

A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos EUA, Nasa, e sua congênere russa, a Roscosmos, assinaram uma declaração conjunta sobre a construção de uma "porta de entrada para o espaço profundo" em órbita lunar. A parceria visa a cooperação para a construção de uma estação espacial tripulada em órbita da lua. A informação é da agência chinesa Xinhua.

No acordo, assinado esta semana  na cidade australiana de Adelaide, durante o 68º Congresso Internacional de Astronáutica, a Nasa e a Roscosmos disseram em declaração conjunta que a ideia é promover “uma visão comum para a exploração humana compartilhada” entre os EUA e a Rússia.

O conceito de "porta de entrada para o espaço profundo", ainda em formulação, foi proposto pela primeira vez pela Nasa em março, que o concebeu como um porto espacial tripulado em órbita lunar para "servir como uma porta de entrada para o espaço profundo e a superfície lunar."

De acordo com a Nasa, o porto espacial terá um centro de energia, um pequeno habitat para ampliar o tempo de permanência da tripulação no espaço, um módulo de encaixe de naves, uma câmara de produção de ar e módulos de logística para permitir a realização de pesquisas.

"Ambas as agências, bem como outros parceiros da Estação Espacial Internacional, consideram a porta espacial como um componente estratégico da arquitetura de exploração espacial humana que merece estudos adicionais," disse a Nasa.

Robert Lightfoot, atual administrador na sede da Nasa em Washington, disse que "declarações como esta assinada com a Roscosmos reforçam o conceito de porta de entrada como um facilitador para um tipo de arquitetura de exploração que é acessível e sustentável."

A Nasa disse que está trabalhando com seus parceiros para "identificar objetivos de exploração comuns e possíveis missões para a década de 2020.”  A agência americana também tem se envolvido com a indústria dos EUA em conceitos de habitação para a porta de entrada espacial e para o transporte espacial que será necessário para a exploração de Marte, disse a Nasa.

Cinco protótipos em tamanho natural de sistemas de habitação são esperados para serem concluídos e apresentados em 2018, acrescentou a nota conjunta das duas agências espaciais.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete