18.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Inscrição para vagas remanescentes do Sisutec termina neste domingo

2015-08-02 11:11:00

As inscrições para as vagas remanescentes da Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) terminam neste domingo (2). Os interessados podem se inscrever pelo site do programa. O início das aulas ocorre entre os dias 3 e 31 de agosto.

Nesta fase, será exigida apenas a conclusão do ensino médio, contemplando-se a participação de candidatos que tenham ou não realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O Sisutec recebeu a inscrição de 211.897 candidatos para os cursos do Programa Nacional do Ensino Técnico (Pronatec), de acordo com o Ministério da Educação (MEC). O total de inscritos é 38,8% menor que o da edição do ano passado. Em 2014, 345 mil candidatos se inscreveram.

Neste ano o Sisutec oferece 83.641 vagas em 515 municípios de todos os estados e no Distrito Federal.

O curso de técnico em segurança do trabalho foi o mais procurado pelos estudantes que se cadastraram. Ao todo, foram 72.238 inscrições. Na sequência aparece técnico em logística, com 51.778 inscrições.

Cerca de 50% dos inscritos, 106.378, são da região Nordeste. Minas Gerais foi o estado com maior procura, tendo 21.928 candidatos. Na sequência, aparecem Bahia e Pernambuco com 21.102 e 20.275, respectivamente.

Cursos técnicos

Sisutec reúne vagas para cursos de ensino técnico tanto na rede pública quanto na privada. No caso da rede particular, se contemplado, o aluno terá bolsa de estudo. A seleção é feita a partir do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014. Para concorrer, o aluno não pode ter tirado zero na redação.

Entre as vagas oferecidas nesta seleção, 85% serão destinadas para estudantes que, independentemente de renda per capita familiar, tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas, na condição de bolsista integral.

Além disso, metade dessas vagas serão reservadas para alunos com renda per capita de até 1,5 salário mínimo. Mas, para ocupar uma dessas vagas, não é permitido que o aluno continue matriculado em outro curso técnico de nível médio ou superior, ou curso de graduação, em instituições públicas ou privadas como bolsista.

O Sisutec tem um modelo parecido ao do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), usado pelo MEC para selecionar alunos para vagas em cursos de graduação. Pela internet, os estudantes que fizeram o Enem usam seus dados do exame (número de inscrição e senha) para se inscreverem no sistema. Lá, poderão escolher até duas opções de cursos, dentro das modalidades de concorrência (ampla concorrência ou pelas cotas).

 

"SisutecSisutec 2015 (Foto: Reprodução/MEC)

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete