30.4 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Ministro da Justiça receberá comissão para tratar de conflitos agrários em MS

2015-07-06 23:14:00

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou que vai receber,nos próximos dias, uma comissão formada por parlamentares, produtores rurais e representantes indígenas de Mato Grosso do Sul para discutir uma solução para os conflitos agrários no estado. Uma audiência com o tema foi realizada nesta nesta segunda-feira (6), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS).

Na audiência, intitulada “Conflitos Agrários no MS”, os produtores rurais se mostraram preocupados quanto às invasões indígenas e cobraram uma atitude do Governo para garantir uma solução ao problema. Já os representantes indígenas presentes na reunião disseram que além de terras, querem ajuda por meio de políticas públicas que consolide a estrutura agrária aos indígenas.

Durante a reunião, foi proposta a criação da comissão para buscar o diálogo com o ministro. Segundo a deputada Mara Caseiro (PT do B), o ministro cumpre agenda no exterior, mas se comprometeu a receber o grupo e comunicar, até esta sexta-feira (10), o dia e hora do encontro.

Os nomes das pessoas que vão fazer parte do grupo que irá até Brasília ainda não foi definido e devem ser indicados até o fim da semana. Ficou definido que o ministro será convidado pelo grupo a visitar o estado para conhecer pessoalmente os conflitos agrários e as comunidades indígenas.

A senadora Simone Tebet (PMDB) afirmou que vai apresentar um projeto de Lei que proíbe demarcação de áreas indígenas enquanto houver invasão e uma emenda a PEC que garante indenização da terra em propriedade demarcada, determinando que essa indenização seja feita apenas em dinheiro.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete