32.7 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Outubro Rosa para prevenção do câncer de mama começa com caminhada e dança

2014-09-30 19:26:00

No mês denominado mundialmente como “Outubro Rosa”, várias atividades são realizadas para conscientização da importância do diagnóstico precoce e prevenção ao câncer de mama. Em Campo Grande, o mês se inicia com uma caminhada e, no município de Dourados, um Flash Mob marca a abertura.

Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama e o câncer de colo de útero são os mais comuns entre as mulheres. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento, pois 95% dos casos têm cura, desde que detectados no início. A detecção precoce através de ações de rastreamento é a principal medida para a redução da mortalidade.

De acordo com a gerente técnica da Saúde da Mulher em Campo Grande, Indianara Leite, a ideia é espalhar informação de qualidade para as mulheres de todas as idades e, também, homenagear aquelas que, mesmo com a rotina agitada, reservam um tempo de seu dia para equilibrar e manter o corpo e a mente saudáveis. “A intenção é aumentar a conscientização sobre a doença, os seus efeitos e as formas de prevenção”, destaca.

Ainda segundo a gerente técnica, na Capital, no ano de 2013, das mulheres que realizaram mamografia de rastreamento, 16% foram diagnosticadas com câncer de mama, com ocorrência de 53 óbitos pela doença.

Em Dourados, o atendimento especializado em mastologia é feito no Centro de Atendimento à Mulher, onde são realizados em média 400 atendimentos por mês pelo mastologista; e clínicas que realizam a mamografia.

Programação Campo Grande
No dia 1º, às 8h, acontece a “Caminhada Rosa”, com concentração no Hospital de Câncer Alfredo Abrão, percorrendo ruas do centro da cidade em direção à Praça Ary Coelho, onde serão distribuídos panfletos educativos e repassadas orientações individuais.

Às 18h, acontece a concentração em frente ao Paço Municipal para prestigiar o acendimento das luzes que, assim com os monumentos da cidade, ficará com iluminação rosada. No decorrer do mês, diversas atividades serão desenvolvidas nas 63 unidades de saúde, assim como em empresas privadas da Capital.

No dia 31/10, está previsto o encerramento das atividades com aula de ginástica na Praça Ary Coelho, às 8h, voltada para o incentivo a uma vida saudável, hábitos importantes na prevenção do câncer.

Programação Dourados
São 150 vagas para participar do flash mob, manifestação de dança espontânea por um grupo de pessoas que se popularizou pelo mundo. Para participar, é preciso fazer a inscrição no valor de R$ 15,00 para aquisição da camiseta e entregar um litro de leite, para ser doado à Rede Feminina de Combate ao Câncer. Os interessados devem procurar a Associação Comercial e Empresarial de Dourados (Aced), na Rua Joaquim Teixeira Alves, 1.480, Centro. As inscrições devem ser feitas até a próxima segunda-feira (9).

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete