29.4 C
Amambai
segunda-feira, 18 de março de 2024

Menina de 5 anos ganha boneca deficiente visual e aprende sobre diversidade brincando

2019-02-19 12:00:00

A menina Lívia tem 5 anos e ficou fascinada com a gaiteira Natalia Guastuci, que é deficiente visual. Lívia mora em Sapucaia do Sul, Rio Grande do Sul.

Ela conheceu Natalia pela televisão, no “Desafio Farroupilha”, promovido pela RBS. Encantada, a menina queria saber como era possível Natalia tocar maravilhosamente bem sem enxergar.

“Ela ficou muito chocada quando eu disse que a menina usava óculos porque ela não enxergava. E aí ela queria saber como a Natalia conseguia tocar sem enxergar”, disse a mãe de Lívia, Grayce Bandeira Pedro, em conversa com o Razões para Acreditar.

"menina
Natalia Guastuci

Leia também: Conheça Bosco Farias: deficiente visual e ritmista de um bloco de carnaval de Fortaleza

Grayce explicou que não é por que uma pessoa tem limitações que ela não é capaz de fazer algo que deseja muito. A conversa evoluiu para outra pergunta: “Existe boneca cega?”. Grayce respondeu que sim, mas sem saber se de fato existia uma boneca deficiente visual.

"menina
Existe sim, Lívia! "☺"

O tempo foi passando até Grayce descobrir que uma colega de trabalho, Lia Oliveira, tinha criado uma marca de bonecos para a diversidade, chamada Geppretta. Grace não pensou duas vezes: pediu para Lia fazer uma boneca deficiente visual para a filha.

“Fiquei pensando de que forma poderia trazer pra Lívia a convivência com alguém ou algo que pudesse mostrar pra ela que é possível fazer as coisas de forma natural tendo alguma deficiência. Aí eu pedi pra Lívia fazer a boneca.”

Lia e Grayce decidiram juntas as características da boneca: inspirada na gaiteira Natalia. Lívia ficou eufórica quando ganhou a boneca e a associação com Natalia foi instantânea. “Foi engrandecedor pra mim materializar uma boneca tão especial, que traz uma mensagem linda de representatividade”, lembra Lia.

"menina

Leia também: Noivo faz convite de casamento em Braille para amigo deficiente visual

“Pensei muito, busquei inspiração nas fotos da própria Natalia. Quando a boneca ficou pronta, entrei em contato com a Grayce, que teve a ideia de pedir pra própria Natalia enviar um vídeo pra Lívia.”

"menina

Exatamente, tinha mais uma surpresa para Lívia! Grayce conseguiu o contato de Natalia e pediu pra ela enviar um vídeo para Lívia. “Oi, Lívia, tudo bem? Eu sou a Nathália que aparece na tevê, sabia? Olha, me disseram que tu é uma criança muito bonita. Eu queria muito te conhecer! Um beijo!”, falou Natalia no vídeo (assista abaixo).

Isso tudo com o propósito de apresentar o tema da diversidade para Lívia de maneira lúdica. “Ela tem cinco anos e o que eu quero é que elas cresçam com a naturalidade da diversidade na nossa vida. Que elas não cresçam vendo uma pessoa com deficiência como um coitado. Mas que olhem pra essa pessoa e saibam que é uma pessoa que tem uma deficiência, mas que é uma pessoa como a gente”, explica Grayce, que foi mãe recentemente pela segunda vez, de mais uma menina.

A própria Natalia assina embaixo disso tudo! "⭐"

“Eu achei lindo! Tanto a atitude da Lívia quanto da mãe dela, que incentivou esse desejo de ter a boneca. Os adultos devem mostrar às crianças desde cedo que todos nós somos iguais independente das nossas deficiências ou qualquer outra coisa. Eu achei muito bonito e legal também a Lia ter feito esse trabalho!”

Geppetto x Geppretta

Tudo começou com o desejo de Lia de ter uma boneca com a sua cor. Ela mostrou a boneca no grupo de diversidade e inclusão da empresa e a própria Grayce disse que poderia virar negócio. Lia pensou muito e decidiu investir na ideia.

“E assim como o Geppetto criou o Pinóquio, que virou um menino, a Geppretta teve essa inspiração com o toque da cor. Geppetto criou um boneco que contava mentiras; a Geppretta faz bonecos que contam verdades”, afirma Lia, explicando de onde vem o nome da marca.

"menina

"menina

Junto com cada boneca ou boneco, ela envia uma cartinha perguntando qual história aquele boneco ou boneca vai ajudar a contar. “A Geppretta é isso, uma criadora de bonecos e histórias. Criei para fazer as pessoas se enxergarem.”

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Sicredi de Amambai celebra o Dia Internacional da Mulher com evento especial

Raquel Fernandes No último dia 8 de março, o Sicredi...

Valter Brito renuncia ao cargo de vereador em Amambai

Vilson Nascimento Investigado por supostas irregularidades em processos de licitação,...

Exército ativa Esquadrão em Iguatemi, com a presença do prefeito e general da brigada

Solenidades militares marcaram, na manhã desta terça-feira, dia 12...

Prefeito envia ofício à ANEEL solicitando esclarecimentos sobre quedas de energia em Paranhos

Em documento que será entregue à distribuidora e encaminhado...

Enquete