19.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Rose Borges assume a presidência do SINTERCOM/MS após 33 anos de hegemonia masculina

2017-06-13 13:22:00

A radialista e produtora da TV Morena, Rose Aparecida Borges Ferreira foi eleita à primeira mulher presidente do SINTERCOM/MS (SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS DE RADIODIFUSÃO, TELEVISÃO, PUBLICIDADE E SIMILARES DE MATO GROSSO DO SUL) desde sua criação, em 1984. A cerimônia de posse aconteceu neste final de semana, no auditório da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) e contou com a presença de grandes nomes da comunicação de MS.

Representando o governador Reinaldo Azambuja, o diretor-presidente da Fertel (Fundação Estadual Luís Chagas de Rádio e Televisão Educativa), jornalista Bosco Martins ‘levou saudações aos que deixaram o cargo, em nome do então presidente em exercício Ricardo Córdoba Ortiz e boas novas a equipe que assume o sindicato para o quadriênio 2017/2021, presidido por Rose.

Martins também destacou a potência do rádio, que se consolida como um dos mais fortes canais de liberdade de expressão da atualidade. “No momento em que o Brasil atravessa uma grave crise política e que as demais mídias, escrita, televisiva, mercado publicitário e demais ainda passam por transformações determinantes, o rádio se destaca como um dos veículos mais fortes de comunicação do país”, frisou.

O jornalista ainda comentou sobre a importância da mulher a frente de uma instituição que representa toda uma classe sindical, usando a trajetória de Margarida Gomes Marques como exemplo. “Eu acompanhei a luta da Margarida como primeira presidente do Sindjor-MS (Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso do Sul) e novamente posso presenciar uma mulher ganhando força no Sindicato dos Radialistas. A Rose é muito respeitada no meio jornalístico, como produtora na TV Morena, e tem uma atividade sindical muito representativa e ativa. Ela foi uma grande contribuidora do movimento estudantil”, disse.

A nova presidente fez um discurso afiado, mencionando o ‘machismo que ainda persiste em todos os setores da sociedade’. “O machismo velado ainda é um tabu em nossa sociedade, há muitos questionamentos sobre uma mulher assumir uma presidência. Digo senhores, com todo respeito, que há de ser feito por uma mulher o mesmo trabalho que é feito pelo homem…O empoderamento feminino precisa ser discutido, se faz necessário e urgente numa sociedade que a obriga a seguir padrões estéticos e comportamentais. As mulheres radialistas precisam se fazer presentes neste momento histórico da sociedade”, defendeu Rose.

Participaram ainda da cerimônia, Manoel Vicente, diretor da FITERT (Federação Interestadual dos Trabalhadores em Radiodifusão e Televisão); Paulo Marcio Morel, conselheiro fiscal da FITERT, Ricardo Froes; presidente da CTB/MS (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil de Mato Grosso do Sul); Edson da Silva Shawer, vice-presidente eleito do quadriênio 17/21 e Kleber Silva, chefe dos auditores fiscais do Ministério Público do Trabalho e Emprego, representando Edmar Silva, superintendente substituto do Trabalho e Emprego de Mato Grosso do Sul.

Veja como ficou a diretoria completa para o quadriênio 2017/2021:

PRESIDENTE: Rose Aparecida Borges Ferreira – DRT 531/MS (TV Morena)

VICE-PRESIDENTE: Edson da Silva – DRT 032/MS

SECRETÁRIO-GERAL: Flávio Pereira da Cunha – DRT 295/MS (TV Uniderp Interativa)

TESOURARIA OU SECRETARIA DE FINANÇAS E ORGANIZAÇÃO: João Messias Rodrigues Mendes – DRT 109/MS (Fertel)

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO, SOCIAL E DE CULTURA E SAÚDE: Odil Santana Martins – DRT 329/MS (SBT/MS )

SECRETARIA DE FORMAÇÃO E CONDIÇÕES DO TRABALHO: Wagno Tomassini Barcelos – DRT 160/MS (TV Guanandi)

SECRETARIA DE FISCALIZAÇÃO DO TRABALHO E ASSUNTOS JURÍDICOS: Cinthia Sibelli Benevides da costa Venâncio Santos da Silva – DRT 335/MS (IURD)

SUPLENTES: 1º Altair Roque Gomes do Rosário – DRT 150/MS (TV Morena)

2º Washington Torres Magalhães – DRT 005/MS (TV Guanandi)

3º Ricardo Córdoba Ortiz – DRT 122/MS (Rádio Mega 94)

4º Adriano Alves Pereira – DRT 277/MS (SBT/MS)

5º Richard Santurião de Araujo – DRT 113/MS (TV Morena)

6º Silas Souza Alencar – DRT 48/MS ( Uniderp)

7º Rogério Aparecido Oliveira da Silva – DRT 267/MS

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete