19.3 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Sete novos casos de câncer de próstata surgem a cada hora

2015-11-24 09:29:00

Para contribuir com a campanha Novembro Azul, que visa combater o câncer de próstata, o Rotary Club de Amambai realizou palestra sobre o tema com o médico e rotariano Wilsonir Gomes Vasconcelos e com a nutricionista Antoniele Saldanha de Souza. 
 
O evento foi uma iniciativa do presidente do clube, Jaime Vizzotto, e aconteceu na semana passada, dia 16, durante reunião ordinária do clube. 
 
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. 
 
Inicialmente, a palestrante, que é nutricionista da Sesai – Secretaria Especial de Saúde Indígena, falou sobre propriedades que os alimentos contêm e que podem ajudar os homens no combate ao câncer de próstata. 
 
O Lipopeno, responsável pela cor vermelha de certos alimentos, é um dos nutrientes indicados no combate ao câncer de próstata, já que possui uma ação inibidora das células neoplásicas. Antoniele também citou o alho e a cebola  – que podem prevenir este tipo de câncer em até 30%; a soja, rica em isoflavona; a semente de linhaça; o selênio e a vitamina E, que podem ser supridos com a ingestão diária de duas nozes ou com as verduras de cor verde escura; e as verduras em geral, como o brócolis, a couve e o espinafre, especialmente estes três.
 
Continuando a abordagem sobre o tema, Wilsonir falou sobre os sintomas do câncer de próstata, estatística entre homens brasileiros e a necessidade de buscar atendimento e diagnóstico de um Urologista. Segundo ele, 13% dos homens têm chance de ter câncer de próstata e, entre esses, 6% vão a óbito.
Jaime Vizzotto agradeceu a palestra feita por Wilsonir e Antoniele e disse que a iniciativa  é uma contribuição do clube com a qualidade de vida de toda a sociedade braileira. "Os rotarianos são lideranças em suas comunidades e promovem a divulgação de informações relevantes à saúde de todos, como estas sobre o combate ao câncer de próstata", falou o mpresidente do Rotary Club de Amambai. 
Saiba mais

 
A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozóides, liberado durante o ato sexual.
Estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) apontou que 51% dos homens nunca consultaram um urologista. Doença mais prevalente nos homens, o câncer de próstata tem estimativa de 69 mil novos casos ao ano, ou seja, 7,8 novos casos a cada hora. 
A doença não tem prevenção, no entanto, seu diagnóstico precoce é essencial para o tratamento curativo. Hoje em dia, é possível até mesmo não retirar o tumor, quando ele é classificado de baixo risco, apenas acompanhar sua evolução, o que é chamado de vigilância ativa.
O exame da próstata consiste no toque retal e na dosagem sérica do PSA no sangue. A realização de exames na faixa etária acima dos 45 – 50 anos está relacionada à diminuição de cerca de 21% na mortalidade pela doença. Na maioria dos casos iniciais, o paciente não tem sintomas e só a avaliação rotineira com o exame de PSA e o toque retal permitem estabelecer a suspeita e prosseguir na investigação.
 
Fatores de risco  
 
Idade (cerca de 62% dos casos são de homens a partir dos 65 anos)  
Histórico familiar  
Raça (maior incidência entre os negros)  
Alimentação inadequada, à base de gordura animal e deficiente em frutas, verduras, legumes e grãos  
Sedentarismo  
Obesidade  
 
Sintomas (só aparecem nos casos avançados)  
 
Vontade de urinar com urgência  
Dificuldade para urinar  
Levantar-se várias vezes à noite para ir ao banheiro  
Dor óssea  
Queda do estado geral  
Insuficiência renal  
Dores fortes no corpo  

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete