20.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Prazo para o cadastro de todas propriedades rurais vence dia 5

2015-05-02 11:02:00

A empresa Alfa Consultoria Ambiental está realizando o Cadastro Ambiental Rural (CAR), sendo este um registro obrigatório para todas as propriedades rurais, o prazo vai até 5 de maio de 2015 no estado do Mato Grosso do Sul, foi criado pela Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012, sendo este um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais.

Consiste no levantamento de informações do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL), remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública, com o objetivo de traçar um mapa digital a partir do qual são calculados os valores das áreas para diagnóstico ambiental.

O CAR fomenta a formação de corredores ecológicos e a conservação dos demais recursos naturais, contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente a realização do cadastro traz principais benefícios tais como: isenção de impostos para os principais insumos e equipamentos; obtenção de crédito agrícola com taxas de juros menores, contratação do seguro agrícola em condições melhores, entre outros benefícios ao produtor rural.

Caso o produtor rural não efetuar o CAR, poderá sofrer impedimentos de crédito rural e ficar irregular perante a legislação ambiental, sendo passível de multa.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete