26.6 C
Amambai
terça-feira, 19 de março de 2024

Agentes patrimoniais questionam o projeto de armas não letais em escola

2019-03-21 12:27:00

Responsáveis pela segurança das escolas estaduais durante a noite e nos finais de semana, os agentes de segurança patrimonial questionam o projeto de João Henrique Catan (PR), que prevê a aquisição de armas não letais nas unidades de ensino, a serem usadas por funcionários treinado.

“Nosso trabalho é justamente de segurança e proteção das escolas, porque não entrar em contato conosco, para que nós façamos esta segurança das unidades durante o dia? Precisaria apenas fazer novas contratações para suprir a demanda”, disse o presidente do Sindicato dos Agentes Patrimoniais, Geraldo Celestino.

Ele ressaltou que o autor do projeto poderia ter feito uma reunião com a categoria, até para discutir o projeto e buscar soluções. “Juntos poderíamos entrar em contato com o governo para viabilizar esta segurança ao longo do dia nas escolas, não precisando treinar funcionários da escola, que não tem esta atribuição”, destacou.

Geraldo explicou que hoje existem 770 agentes (patrimoniais) na ativa em órgãos públicos do Estado, inclusive nas escolas estaduais. No entanto eles trabalham das 19h até às 7h da manhã – durante a semana – fazendo a segurança, além de ficar durante todo o dia nos finais de semana, em algumas unidades. “Queremos ser acionados e ouvidos sobre esta proposta, até porque é nossa função”.

"DeputadoDeputado João Henrique Catan (PR) foi quem apresentou projeto (Foto: Assessoria/ALMS)

Projeto – A proposta de João Henrique Catan também vem ganhando críticas dentro da Assembleia, já que alguns deputados alegam que cabe aos órgãos de segurança dar proteção às escolas e não ter “armas não letais”, para serem usados pelos funcionários.

Já o autor justifica que o uso destas armas (não letais) são para casos extremos e de emergência. Elas ficariam armazenadas nas unidades e seriam usadas por funcionários que passariam por um treinamento. Ele citou entre as armas, o gás lacrimogêneo, lançador de choque e spray de pimenta, entre outros itens.

O projeto ainda prevê que caberá a escola buscar a Secretaria de Educação, para requisitar tais armas e a unidade precisaria de um aval da Associação de Pais e Mestres daquela região, provando que era uma decisão de toda comunidade escolar. Os equipamentos seriam comprados pelo governo estadual.

Entramos em contato com o autor da proposta, mas até o fechamento da matéria, ele não atendeu as ligações.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Sicredi de Amambai celebra o Dia Internacional da Mulher com evento especial

Raquel Fernandes No último dia 8 de março, o Sicredi...

Valter Brito renuncia ao cargo de vereador em Amambai

Vilson Nascimento Investigado por supostas irregularidades em processos de licitação,...

Exército ativa Esquadrão em Iguatemi, com a presença do prefeito e general da brigada

Solenidades militares marcaram, na manhã desta terça-feira, dia 12...

Prefeito envia ofício à ANEEL solicitando esclarecimentos sobre quedas de energia em Paranhos

Em documento que será entregue à distribuidora e encaminhado...

Enquete