25.6 C
Amambai
terça-feira, 19 de março de 2024

Parceria entre Agepen e Energisa vai possibilitar que detentas confeccionem materiais para o projeto Padrinho

2019-02-19 10:00:00

Parceria firmada entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e a Energisa, na sexta-feira (15.2), possibilitará que reeducandas da Capital confeccionem aventais, pastas, materiais e vestimentas, a partir da reciclagem de uniformes e objetos utilizados pela empresa de energia.

As peças serão feitas na oficina de costura do Estabelecimento Penal Feminino Irmã Irma Zorzi e comercializadas pela Energisa. Conforme o convênio, o dinheiro arrecadado com as vendas será revertido em prol de crianças atendidas pelo projeto Padrinho, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS).

Como contrapartida pelo trabalho, a unidade prisional também irá ser beneficiada com o projeto de eficiência energética, visando a diminuição nos gastos com energia elétrica.

“A intenção da parceria é possibilitar ocupação produtiva às reeducandas, que terão remição na pena, e beneficiar as crianças assistidas pelo Projeto, ao mesmo tempo, em que tem esse apelo ambiental da reciclagem e proporciona melhorias estruturais para o presídio”, destacou o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves.

O diretor-presidente da Energisa, Marcelo Vinhaes Monteiro, ressaltou que a empresa existe há 113 anos e atua em todas as regiões do País sempre com essa preocupação de integração com a sociedade e contribuir de alguma forma com o desenvolvimento social. “Temos diversas iniciativas culturais e sociais em andamento e este, sem dúvida, será o primeiro de inúmeros outros projetos com a Agepen”, comemorou.

A ação foi idealizada pelo agente penitenciário Vinícius Saraiva juntamente com o responsável pelo almoxarifado da Energisa Waldemar Borges, após constatarem o grande volume de uniformes utilizados por funcionários da empresa que eram descartados, uma média de oito mil kits por ano, entre calças e camisetas.

Segundo Vinícius, o projeto Padrinho foi beneficiado com brinquedos feitos por detentos da Penitenciária de Segurança Máxima, a partir daí verificou-se outras possibilidades de o sistema penitenciário contribuir ainda mais.

“Nos reunimos e verificamos que o descarte era um problema para a Energisa, conversamos com o presídio feminino, onde já existe um setor específico na área de costura, que abraçou a ideia”, informou o agente penitenciário.

Segundo a diretora do presídio, Mari Jane Boleto Carrilho, possibilitar ocupação produtiva para as internas ao mesmo tempo em que utiliza essa mão de obra prisional em prol de quem mais precisa, é sempre bem recebido pelas reeducandas. “Todos os trabalhos que são confiados a elas sempre executam com muita dedicação e amor”, afirmou a diretora.

Conforme a analista judiciária do TJMS e coordenadora do projeto Padrinho, Andrea Espíndola Alvarenga Cardozo, atualmente existem 11 abrigos em Campo Grande que acolhem integralmente cerca de 170 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. “Muitas crianças acolhidas são filhos dos próprios detentos, então esse Projeto vai unir as duas extremidades, porque o trabalho dentro do presídio vai contribuir na manutenção dessas crianças nos abrigos, seja com produtos de higiene pessoal, fraldas ou leite”, comentou, agradecendo o apoio da agência penitenciária, que já vem doando brinquedos em madeira e crochê para as crianças. “Graças a essa doação, já conseguimos equipar uma brinquedoteca completa em uma das instituições”.

Durante a reunião, o diretor-presidente da Agepen enfatizou que parcerias como essa, aliada ao empenho dos servidores penitenciários, contribuem para o desenvolvimento de um trabalho consolidado em prol da ressocialização dos apenados e em benefício direto à sociedade. “E este convênio firmado com a Energisa abre oportunidade para desenvolver novos projetos”, declarou.

Também participaram do encontro o diretor de Administração e Finanças da Agepen, Arnold Rosenacker; o chefe de Gabinete, Pedro Carrilho de Arantes; a chefe da Divisão de Trabalho, Elaine Cecci, e o secretário-adjunto de Administração Penitenciária de Mato Grosso, Emanoel Flores, que estava em visita ao Estado para conhecer projetos da Agepen no regime semiaberto.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Sicredi de Amambai celebra o Dia Internacional da Mulher com evento especial

Raquel Fernandes No último dia 8 de março, o Sicredi...

Valter Brito renuncia ao cargo de vereador em Amambai

Vilson Nascimento Investigado por supostas irregularidades em processos de licitação,...

Exército ativa Esquadrão em Iguatemi, com a presença do prefeito e general da brigada

Solenidades militares marcaram, na manhã desta terça-feira, dia 12...

Prefeito envia ofício à ANEEL solicitando esclarecimentos sobre quedas de energia em Paranhos

Em documento que será entregue à distribuidora e encaminhado...

Enquete