13.3 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Fiems destaca estrutura do Senai para atender o agronegócio

2019-01-18 19:00:00

Durante a cerimônia de abertura do Showtec 2019, em Maracaju (MS), o presidente da Fiems, Sérgio Longen, destacou a estrutura do Senai para atender as demandas do agronegócio de Mato Grosso do Sul. “Hoje, o Senai está estruturado para atender as demandas da indústria e também da agroindústria e temos trabalhado nessa direção nos últimos 11 anos”, reforçou.

Ele completa que para o Showtec 2019 o Senai levou inúmeros produtos inovadores, como o programa de energia fotovoltaica e os serviços de análise da qualidade dos grãos. “Além disso, disponibilizamos cursos na área de manutenção de máquinas agrícolas para atender os pequenos e grandes produtores rurais do Estado”, ressaltou.

Sérgio Longen destaca que o Showtec se tornou um evento para divulgar os produtos, serviços e tecnologias para o trabalho realizado no meio rural. “Para nós, participar dessa feira de tecnologia é uma chance de demonstrar aos empresários rurais participantes como o Senai vem se preparando para atender as necessidades do setor produtivo sul-mato-grossense”, pontuou.

Para o governador Reinaldo Azambuja, a pesquisa e o investimento em tecnologia são essenciais para o setor produtivo. “O produtor busca pesquisa para ganhar produtividade. Cabe ao Governo a obrigação de diminuir os entraves do setor, como a logística de transporte, tão necessária também para a indústria. O produtor faz o seu trabalho da porteira para dentro e precisamos fazer o nosso da porteira para fora”, ressaltou.

Na avaliação do secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, a participação do Senai no Showtec demonstra a preocupação da instituição com a tecnologia e a inovação. “Estamos vivenciando a Indústria 4.0 e é ela quem fornece o trator, o avião agrícola e os defensivos agrícolas. Por isso, a agricultura brasileira não funciona sem o trabalho da indústria fornecendo esses equipamentos e também ela é essencial na hora de processar a produção agrícola. Nesse sentido, a Showtec faz bem o papel de integrar o produtor rural com a tecnologia, contribuindo com o aumento da nossa competitividade em toda a cadeia produtiva”, analisou.

Estande

Já o diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, reforça que a instituição atua com duas vertentes para o agronegócio. “A primeira é a capacitando mais e melhor do trabalhador rural, adicionando tecnologia para a atuação diária, gerando mais produtividade, assim como para o proprietário rural, que ganha em facilidades”, explicou.

Ele acrescenta que, além disso, o Senai atua com o desenvolvimento de equipamentos para o controle das ações rurais. “É a Indústria 4.0 atuando no agronegócio. Em 2017, por exemplo, o Senai fechou uma parceria com a Fundação MS para desenvolvimento de tecnologias e, em 2019, participa pela primeira vez da Showtec. Durante os três dias, o nosso estande expõe tecnologias, como a carreta de solda para demonstrações práticas, consultorias para energia renovável e apresentação do uso de drones para agricultura de precisão”, enumerou.

Sobre o Showtec

O Showtec é uma feira anual onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do segmento. O evento é destinado aos produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros, e leva informações de forma direta e aplicável.

O evento é realizado pela Fundação MS, promovido pela Famasul, OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras) e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) e com patrocínio do Senar/MS e Sicredi. O Showtec conta, ainda, com o apoio da Prefeitura de Maracaju, Governo do Estado, Semagro, Fundems, Banco do Brasil, Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (Febrapdp), Embrapa, Safras e Mercado, Rede ILPF, Agrisus e BioSul.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Enquete