Gazeta de Amambaí


Sábado, 06 de Outubro de 2018 às 23:01

Projeto prevê banheiros adaptados a pessoas com bolsas coletoras

Intenção é ter equipamentos adaptados para este público em locais de grande fluxo de pessoas

O projeto apresentado na Assembleia exige banheiros adaptados a pessoas com bolsas coletoras para fezes e urinas em shoppings, terminais rodoviários, escolas, cinemas, teatros, igrejas, postos de saúde, hospitais, centros comerciais, supermercados, bancos, estádios, espaços poliesportivos e órgãos públicos.

O autor do projeto, Maurício Picarelli (PSDB), explica que estes banheiros precisam de equipamentos adequados para atender aos ostomizados, como são chamada as pessoas que precisam utilizar as bolsas coletoras.

“São poucos os estabelecimentos que oferecem instalações corretas para que os ostomizados realizem o esvaziamento das bolsas de colostomia e a higienização. Essas pessoas acabam sofrendo constrangimento”, disse o tucano. Ele contou que recebeu uma denúncia de uma adolescente sobre o constrangimento por não ter este espaço adequado.

A proposta ainda prevê que estes sanitários devem ter anteparo seco, sistema de descarga nivelado ao abdômen, ducha higiênica para lavagem ou troca da bolsa coletora, espelho para inspeção das condições gerais do estoma, suporte para papel toalha, cabides e prateleira. A matéria será votada pelos deputados no plenário.

Fonte: Campo Grandenews

COMPARTILHE

IMPRIMIR

   
  • Mais Notícias
  • Mais Lidas
  • Mais Estado

Copyright © A Gazeta News.
Todos os Direitos Reservados.
Todas as matérias poderão ser reproduzidas desde que citada a fonte.