33.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Projeto prevê banheiros adaptados a pessoas com bolsas coletoras

2018-10-06 23:01:00

O projeto apresentado na Assembleia exige banheiros adaptados a pessoas com bolsas coletoras para fezes e urinas em shoppings, terminais rodoviários, escolas, cinemas, teatros, igrejas, postos de saúde, hospitais, centros comerciais, supermercados, bancos, estádios, espaços poliesportivos e órgãos públicos.

O autor do projeto, Maurício Picarelli (PSDB), explica que estes banheiros precisam de equipamentos adequados para atender aos ostomizados, como são chamada as pessoas que precisam utilizar as bolsas coletoras.

“São poucos os estabelecimentos que oferecem instalações corretas para que os ostomizados realizem o esvaziamento das bolsas de colostomia e a higienização. Essas pessoas acabam sofrendo constrangimento”, disse o tucano. Ele contou que recebeu uma denúncia de uma adolescente sobre o constrangimento por não ter este espaço adequado.

A proposta ainda prevê que estes sanitários devem ter anteparo seco, sistema de descarga nivelado ao abdômen, ducha higiênica para lavagem ou troca da bolsa coletora, espelho para inspeção das condições gerais do estoma, suporte para papel toalha, cabides e prateleira. A matéria será votada pelos deputados no plenário.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete