19.3 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Para Fiems, Feira do Empreendedor é ambiente ideal para quem busca inovação tecnológica

2018-08-17 06:21:00

Ao participar nesta quinta-feira (16/08) da abertura da Feira do Empreendedor, evento promovido pelo Sebrae/MS em Campo Grande (MS), o presidente da Fiems, Sérgio Longen, reforçou que o evento é o ambiente ideal para os empresários que buscam as últimas inovações tecnológicas. “A Feira é indicada para aquele empresário que está pensando em levar a inovação tecnológica para dentro do seu empreendimento ou para aquele que busca mais informações sobre a possibilidade de investir em um novo negócio”, analisou.

Ele acrescenta que a Feira do Empreendedor também serve para que o empresário possa buscar mais detalhes sobre o que fazer para abrir uma empresa, como avaliar os custos e qual a carga tributária que terá pela frente. “Enfim, ele encontra aqui o ambiente ideal para se tornar um empreendedor ou para ampliar a sua empresa”, completa. Ainda de acordo com Sérgio Longen, o evento é uma oportunidade de as pessoas conhecerem e entenderem melhor sobre a Indústria 4.0, bem como as ações que estão sendo desenvolvidas em apoio ao comércio e ao pequeno empreendedor.

“O Sebrae/MS trouxe grandes oportunidades aos pequenos, médios e grandes empresários de todos os setores da nossa economia, desde os agricultores e pecuaristas até os comerciantes e industriais”, garantiu Sérgio Longen, ressaltando que a Feira também serve para reforçar ainda mais as parcerias entre a Fiems, Fecomércio e Famasul para que a nossa economia possa avançar. “Trazer essas oportunidades é o principal objetivo dessa Feira”, reforçou o presidente da Fiems.

Já o governador Reinaldo Azambuja destaca a diversidade de opções de inovação disponibilizadas na Feira do Empreendedor. “Nós encontramos, em um único local, inovações para todos os setores da economia e o evento também contribui para a prospecção de negócios seguros e com rentabilidade. Tenho de destacar ainda o trabalho que o Senai vem executando para ambientar as nossas empresas com a Indústria 4.0. Hoje, não tem mais como deixar de trilhar o caminho da ampliação do uso da tecnologia”, afirmou.

Na avaliação do superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça, a Feira do Empreendedor deste ano foi planejada para atender o novo cliente. “Quem nunca agendou ou fez um pedido via aplicativos ou rede social? Por isso, queremos conectar os pequenos negócios, tanto urbanos quanto rurais, ao que existe hoje de técnicas, tecnologias e visão de futuro. Nós queremos mostrar aos pequenos empresários que existem muitas tecnologias baratas que podem ser utilizadas nos seus empreendimentos. Tudo hoje é possível utilizar a Internet para ajudar a vender ou a melhorar o seu negócio”, afirmou.

Sesi e Senai

Presentes na Feira do Empreendedor, o Sesi e Senai levaram soluções inovadoras e tecnológicas para os empresários sul-mato-grossenses. Com espaço voltado para a Indústria 4.0, o Senai apresentará as tecnologias utilizadas em produtos da instituição para melhoria do desempenho das empresas de Mato Grosso do Sul, como um simulador de contagem sob esteira de produção com automação móvel utilizando QR Code e a realidade aumentada, que integra as técnicas de virtualização de objetos em 3D com dispositivos digitais, smartphones e tablets.

O diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, explica que a instituição aproveita a Feira para mostrar as tecnologias já disponibilizadas pelas unidades do Estado e também apresentar as tecnologias que ainda estão em desenvolvimento. “O nosso objetivo é que os empresários sul-mato-grossenses possam tornar conhecimento das principais novidades, tais como a realidade aumentada e a internet das coisas, que facilitam em muito o controle de produção de uma empresa e o aumento da sua produtividade, bem como a redução de custos dentro do empreendimento. Além disso, ele tem a oportunidade de ter as informações essenciais de sua linha produtiva de forma online, facilitando a tomada de decisões”, detalhou.

Já o estande do Sesi demonstra na Feira do Empreendedor os óculos de realidade aumentada utilizados nos cursos de NR 23, norma regulamentadora que trata de proteção contra incêndios, e NR 35, que trata de trabalho em altura. “A Feira traz novidades importantes para as empresas de um modo geral, não só para as indústrias, mas também outros setores da economia estadual entrarem em contato com as principais inovações do mercado. No momento em que estamos hoje, essas inovações são diárias e contínuas e por isso se torna essencial que as empresas entrem em contato com elas e as incorporem no seu dia a dia”, avaliou o superintendente do Sesi, Bergson Amarilla.

Ele pontua que é preciso ter a consciência de que investimentos em inovação com certeza trazem aumento de competitividade e, naturalmente, resolvem vários problemas que hoje as empresas possam apresentar. “Além disso, ajudam a colocar as empresas em um patamar melhor. A Feira do Empreendedor é uma preparação para um novo cenário que não tem mais volta que o da Indústria 4.0 e toda inteligência aplicada nesse cenário tem de ser incorporada de alguma forma na economia e a indústria não tem como se abster disso”, aconselhou. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete