13.8 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Cobertura agrometeorológica está em fase de instalação em 17 pontos do MS

2018-04-04 06:23:00

Até junho deste ano, Mato Grosso do Sul terá 17 estações meterológicas distribuídas em diferentes pontos do Estado, de forma a monitorar com maior precisão a área territorial da agricultura e pecuária. Somadas as 28 unidades do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) que já estão em operação, formarão uma rede que cobre praticamente todo o território sul-mato-grossense.

As informações mensuradas pelas estações oferecerão dados técnicos para otimizar o atendimento nas áreas ocupadas, adequação de cultivares , apontando as melhores épocas de plantio e aproveitando gradativamente territórios com baixa atividade.

As novas estações meteorológicas estão sendo instaladas pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Produção e Agricultura Familiar) nos municípios de Ribas do Rio Pardo, Bonito, Bandeirantes, Camapuã, Pedro Gomes, Nova Alvorada do Sul, Itaporã, Fátima do Sul, Caarapó, Laguna Carapã, Aral Moreira, Iguatemi, Angélica, Nova Andradina, Santa Rita do Pardo, Brasilândia e Selvíria.

CLIMA & TEMPO

Cada nova estação é equipada com barômetro (aparelho que mede a pressão atmosférica), higrômetro de ar e solo (umidade), anemômetro sônico (força e direção dos ventos), pluviômetro (quantidade de chuva), piranômetro (radiação solar), para-raios e um computador que transmitirá todas informações diretamente ao Instituto Nacional de Meteorologia.

Após serem formatados, os dados retornam ao CEMTEC/MS (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul), órgão ligado à Semagro, onde os técnicos vão transformá-las em boletins com dados precisos sobre o clima e o tempo de cada região.

As novas estações meteorológicas vão auxiliar na gestão de tempo e clima em quase 100% do território sul-mato-grossense, assegura a coordenadora do CEMTEC/MS, Franciane Rodrigues. “Isso significa que teremos informações mais precisas para repassar à população e, inclusive, acompanhar com mais precisão as situações de alertas emitidos pelos órgãos de Defesa Civil e Imasul”.

Além disso, as novas estações possuem sensor de solo (as do INMET não possuem esse equipamento) que permitem o monitoramento agroclimático das regiões produtoras.

Na avaliação do titular da Semagro, Jaime Verruck, com o funcionamento das estações agrometeorológicas será possível a consolidação de pequenas e médias propriedades rurais, pois, as informações agrometeorológicas permitem a adoção de medidas que resultem no máximo rendimento da lavoura com a otimização do uso de recursos naturais nas atividades complementares, e a ocupação do solo por maiores períodos.

“Havia a necessidade de conhecermos as limitações climáticas de cada região para orientar o produtor a aplicar as tecnologias adequadas que possibilitem aumento da produção e da produtividade, otimizando a relação de custo e benefício. Por isso a redução de riscos climáticos é fundamental”, explica.

CONVÊNIOS

O projeto conta com as parcerias da Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja e Milho), Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) e com as prefeituras dos municípios onde as estações estão sendo instaladas, mediante a cedência do terreno. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete