22.4 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

ANTT propõe reduzir pedágio para “punir” CCR por paralisação das obras na BR-163

2018-03-16 19:02:00

O gerente de fiscalização e controle de operações substituto da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Anderson Santos Bellas, propôs, nesta sexta-feira (16), durante audiência pública para debater a paralisação das obras de duplicação da BR-163, que o valor do pedágio seja reduzido como forma de “punir” a CCR MSVia pelos atrasos nas obras.

Bellas enfatizou que, a responsabilidade da ANTT é fiscalizar o cumprimento do contrato e que o preço da tarifa deve ser proporcional ao estado da rodovia.

O diretor-presidente da CCR MSVia, Roberto de Barros Calixto, justificou que, os atrasos nas obras são decorrentes da falta de dinheiro, do cenário econômico. Ele apresentou planilhas sobre o trabalho que deveria ter sido realizado e aquele que realmente já foi feito.

Conforme o contrato original firmado com a ANTT, a CCR MSVia deve duplicar 322,5 quilômetros da BR-163. Até agora, 138,5 quilômetros foram duplicados. Existem algumas metas de trabalho, conforme o ano de concessão que não foram alcançadas.

No primeiro ano de concessão foram duplicados 138,5 quilômetros, ultrapassando a meta de 129.

Para o segundo ano, o contrato prevê mais 193,5 quilômetros de duplicação. Somados, os trechos duplicados até o segundo ano seriam de 322,5 quilômetros. Ocorre que, o prazo vence em maio deste ano, e até agora, 184 quilômetros ainda nem começaram.

Calixto defende que a duplicação seja retomada, mas tira a responsabilidade da empresa. “Pode ser pela CCR ou não”, declarou dando a entender que a empresa pode sair da concessão.

O secretário de Infraestrutura, Marcelo Miglioli, criticou a postura dos prefeitos dos municípios onde passa a BR-163. Isto porque eles querem a retomada das obras sem a revisão do contrato.

Além dos representantes da ANTT, CCR MSVia, e do secretário de infraestrutura, o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun (MDB), os senadores Waldemir Moka (MDB) e Pedro Chaves (PRB) também compareceram.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

1º Circuito Analy de corrida de rua acontece dia 27 em Amambai

Vilson Nascimento Acontece no sábado, 27 de abril, em Amambai,...

Enquete