26.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

PRF e Sejusp assinam acordo para atuação na fronteira

2018-02-20 06:33:00

A intervenção federal no Rio de Janeiro repercute em Mato Grosso do Sul e hoje o governador Reinaldo Azambuja voltou a reafirmar que é preciso aumentar a presença policial nas fronteiras do país. O Estado faz divisa com Bolívia e Paraguai, dois países que exportam ilegalmente armas e drogas para o Brasil.

Sem uma presença mais intensa da Polícia Federal ou mesmo do Exército, o quase livre acesso do crime organizado na fronteira facilita a entrada de produtos ilegais, que alimentam facções instaladas em outras partes do país, como Rio de Janeiro e São Paulo.

“O Brasil, na hora que blindar as fronteiras com Bolívia, com Paraguai, com outros países, com segurança ostensiva e presencial, terá uma diminuição enorme das drogas e das armas. Se não atacar essas facções, diminuindo o poderio financeiro delas, dificilmente nós venceremos essa guerra, que é de toda a sociedade”, defende o chefe do executivo estadual.

Ao mesmo tempo que ainda falta uma ação mais efetiva, em âmbito estadual foi assinado hoje um termo de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MS) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF/MS).

Esse acordo autorizará o compartilhamento do banco de dados entre as duas forças de segurança. A medida, apesar dos problemas constantes com criminalidade ao longo dos anos, só conseguiu ser finalizada nesta segunda-feira (19). O termo foi assinado em momento que o país enfrenta uma grave situação de insegurança.

Na avaliação do titular da Sejusp-MS, Antonio Carlos Videira, o contrato concederá autorização para PRF no acesso às informações do Sistema Integrado de Gestão Operacional (Sigo), operado pela administração estadual. A contrapartida oferecida à Sejusp é o acesso ao banco de dados da instituição federal.

“Essa medida faz parte do planejamento estratégico da Secretaria de Estado de Segurança Pública de reforçar a área de inteligência para combater a criminalidade e aumentar a sensação de segurança da população sul-mato-grossense”, destaca Videira.

O superintendente Luiz Alexandre Gomes da Silva, da PRF/MS, lembra que Mato Grosso do Sul é o primeiro estado a realizar este tipo de convênio.

“Tenho certeza que a formalização desta parceria demonstra que existe em MS integração entre os órgãos de Segurança Pública tanto na área operacional, quanto no compartilhamento de dados que muita das vezes é essencial para o sucesso de uma ação”, ressalta.

O termo de cooperação terá vigência de dois anos e poderá ser prorrogado por igual período. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete