26.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Termina hoje prazo para produtor de soja registrar a área cultivada

2018-01-10 09:02:00

O produtor de soja de Mato Grosso do Sul tem até está quarta-feira, dia 10 de janeiro, para registrar na Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) a área cultivada com o grão na safra 2017/2018.

O cadastramento está previsto na lei que estabelece as medidas sanitárias para a prevenção, controle e erradicação da ferrugem asiática no estado e estabelece como penalidade em caso de descumprimento, uma multa de 100 unidades fiscais estaduais de referência (Uferms), que na cotação de janeiro de 2018 (R$ 25,11), representa R$ 2.511.

Até a última segunda-feira, dia 8 de janeiro, a secretaria estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), apontava que haviam sido cadastrados 2,288 milhões de hectares, e que faltariam 383 mil hectares para que se atingisse a totalidade da área cultivada neste ciclo, que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 2,671 milhões de hectares.

O levantamento da Semagro aponta ainda que produtores de 11 municípios já concluíram o cadastramento: Água Clara, Angélica, Alcinópolis, Brasilândia, Corumbá, Deodápolis, Fátima do Sul, Taquarussu, Três Lagoas, Juti e Paranhos.

De acordo com a Semagro, o cadastro é pré-requisito para a implementação de medidas de defesa sanitária contra a ferrugem no estado e pode ser feito unicamente pela internet, no site da Iagro. Para acessar a página clique aqui!

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete