26.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Sefaz lança autoatendimento para consulta sobre IPVA

2017-12-17 15:01:00

Os constribuintes que quiserem consultar dados sobre débitos, emitir boletos e fazer pagamentos do IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores) podem acessar o serviço em página da internet que acaba de ser lançada pela Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda). O autoatendimento online contempla ainda informações desde legislação sobre o tributo até base de cálculos.

A data limite para pagamento das guias é dia 31 de janeiro de 2018. Para os pagamentos realizados em parcela única, na data de vencimento, o contribuinte tem desconto de 15%.

O valor do tributo é calculado sobre os preços médios de mercado do automóvel usado (valor venal) multiplicado por sua alíquota. O valor de mercado é avaliado pela tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), contratada para apurar a base de cálculo do imposto.

O pagamento pode ser parcelado, sem desconto, observando as datas de vencimento em janeiro, fevereiro, março, abril e maio.

Novo boleto – O formulário para pagamento do IPVA começou a ser postado no início de dezembro de 2017. Totalmente reformulado, mais claro e moderno, o boleto deve chegar à casa dos proprietários com cerca de dois meses de antecedência para que os contribuintes possam se planejar financeiramente.

O formulário é único, independente da opção do contribuinte de pagar à vista ou em até cinco vezes.

"Página

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete