19.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Candidatos questionam testes de atletas para ingressar na Polícia Civil

2017-06-18 14:10:00

A exigência de duas modalidades de salto (em altura e em distância) no TAF (Teste de Aptidão Física) do concurso para delegado e agente da Polícia Civil é considerada para alguns candidatos abusiva. As provas fazem parte seleção para as polícias de outros Estados, mas também geram polêmica e motivaram ações judiciais fora de Mato Grosso do Sul.

“Eu queria entender o porquê de colocar isso no edital. Será que a Polícia Civil vai competir nos Jogos Olímpicos?”, questiona o pai de uma das candidatas.

Sargento do Exército com 20 anos de carreira, o entrevistado, que pediu para ter o nome preservado, diz que tem outros familiares inscritos e que todos fizeram os mesmos questionamentos. “Isso não faz parte nem do treinamento físico militar e nem a PM (Polícia Militar) exige em concurso. É um abuso porque estas modalidades dependem de muito treino”.

Realmente, os dois tipos de salto são modalidades olímpicas de atletismo e o edital do último concurso para ingresso na PM de Mato Grosso do Sul, realizado em 2007, só exigia corrida, flexões, desempenho na barra e abdominais.

Contudo, o delegado-geral Marcelo Vargas explica que não é de hoje que a exigência existe. “Não faço parte da comissão organizadora que redigiu o edital, mas posso garantir que os saltos no TAF sempre foram pedidos. Fiz o concurso em 1990 e passei por estas provas e depois fiz um concurso para a Polícia Federal em 1996 que também exigiu”.

O comandante da Polícia Civil defende que agentes e delegados precisam ter vigor físico. “Numa perseguição a pé, o agente precisa pular obstáculos e os testes servem para medir essa capacidade”, explica.

"SilvanaSilvana Costa saltando em distância nas Paralimpíadas do ano passado (Foto: Ministério do Esporte)
"QuedaQueda da medalhista de ouro após o salto (Foto: Ministério do Esporte)
 

Polêmica – Fora daqui, outros concursos para a polícia e também para cargos de agente penitenciário exigem os saltos. No Youtube há até tutoriais específicos para concurseiros.

As provas, no entanto, já renderam trabalho aos tribunais da Paraíba e do Rio de Janeiro. Em 2015, um candidato ao cargo de inspetor de segurança e administração penitenciária processou o Governo do Rio de Janeiro por ter sido reprovado no salto em altura. A Justiça negou o pedido de “nova chance” do inscrito.

Concurso – O edital do concurso foi publicado na edição do dia 8 de junho do Diário Oficial do Estado.

De acordo com o documento, são 30 vagas para o cargo de delegado e 180 vagas para o cargo de agente de polícia judiciária, sendo 100 para a função de escrivão e 80 para investigador.

Os interessados em concorrer a uma das vagas poderão se inscrever entre até as 17 horas do dia 10 de julho de 2017, no endereço eletrônico oficial da organizadora do concurso (http://www.fapems.org.br/site/).

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete