33.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

MS é o terceiro estado do país que mais gerou empregos em maio

2016-06-25 06:02:00

Mato Grosso do Sul foi o terceiro estado que mais gerou emprego no Brasil no mês de maio, com 485 novos postos de trabalho. Dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado ontem pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS).

De acordo com o Caged, em maio foram contratados 18.577 pessoas e demitidas 18.015 no Estado. O saldo, de 485, representa um aumento de 0,11% em relação ao estoque de trabalhadores com carteira assinada de abril.

Este é o quinto mês consecutivo que o Estado fecha com saldo positivo na geração de empregos, não tendo registrado nenhuma queda nas vagas em 2016.

No Brasil, apenas cinco estados tiveram resultado positivo, ficando Mato Grosso do Sul atrás apenas de Minas Gerais e Espírito Santo e na frente de Góias e Acre, que também tiveram saldo positivo. Em todo Brasil, foram fechadas 72,615 postos de trabalho.

Em MS, o setor de atividade econômica que mais gerou emprego em maio foi agropecuária, com 522 novos postos de trabalho, seguido por construção civil (397), indústria de transformação (137), serviços industriais de utilidade pública (25) e administração pública (1).

Tiveram mais demissões do que contratações os setores de serviços, com perda de 394 vagas, comércio (-118) e extrativa mineral (-8).

entre os municípios com mais de 30 mil habitantes, Três Lagoas foi o que mais empregou, com saldo de 250 vagas. Maracaju, Ponta Porã, Naviraí, Amambai, Nova Andradina, Corumbá, Aquidauana e Paranaíba também tiveram resultado positivo.

Rio Brilhante, Dourados, Sidrolândia e Campo Grande registraram mais demissões, sendo a Capital o município que teve o pior resultado, com perda de 485 postos de trabalho. Rio Brilhante manteve o mesmo resultado do mês anterior.

Na série ajustada, que incorpora informações declaradas fora do prazo, nos cinco primeiros meses do ano, houve acréscimo de 3.164 postos. Já nos últimos 12 meses, número é negativo em – 11.784 vagas 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete