13.8 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Ministro e governador apresentam Sisfron para embaixadores árabes

2016-02-12 13:42:00

Demonstração operacional do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron) será acompanhada, nesta sexta-feira (12), por embaixadores de países da Liga Árabe em Dourados, a 225 quilômetros de Campo Grande. O evento, previsto para às 10h, terá a presença do ministro da Defesa, Aldo Rebelo, e do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Com meta de reforçar a segurança nas fronteiras secas, o sistema foi implantado de forma piloto a pouco mais de um ano na sede da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada. O investimento, sujeito a cortes no orçamento federal, tem projeção de R$ 12 bilhões e pretende assegurar a integração entre forças de segurança.

Representantes da Arábia Saudita, Argélia, Bareine, Catar, Comores, Djibuti, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Iraque, Jordânia, Kuaite, Líbano, Líbia, Marrocos, Mauritânia, Palestina, Omã, Somália, Sudão e Tunísia desembarcam para demonstração em tempo real de fiscalização com imagens via satélite e de equipes em solo.

Em dezembro do ano passado, o ministro da Defesa já havia informado que o contingenciamento de recursos não deve afetar o Plano Estratégico de Fronteiras (PEF). Nele estão previstas a instalação de radares móveis, fixos e o uso de Vantes (Veículos Aéreos Não Tripulados). Há prioridade por tecnologia nacional no desenvolvimento do sistema.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete