21.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Veja as seleções garantidas na Copa e os possíveis potes do sorteio

2017-11-13 06:22:00

Faltam só quatro. Após as classificações de Tunísia, Marrocos, Suíça e Croácia, a Copa do Mundo da Rússia começa a se desenhar. Até a madrugada de quarta para quinta-feira, quando Peru e Nova Zelândia definirão a última vaga, os 32 participantes do Mundial de 2018 estarão definidos. No entanto, é possível fazer prognósticos sobre a divisão dos potes do sorteio, que será realizado no dia 1º de dezembro, em Moscou.

Dos 28 classificados para a Copa, apenas três não têm seus potes definidos. Croácia e Islândia podem cair no 2 ou 3. Os croatas irão para o pote 2 caso Itália ou Peru não se classifiquem. A Islândia cairá no 2 apenas se Itália e Peru caiam em seus duelos da repescagem. A Sérvia pode estar no 3 ou 4. Para cair no pote 3, os sérvios torcem para que Irlanda e Suécia não se garantem na Copa.

Ao contrário das últimas edições, a Fifa utilizará seu ranking como base para dividir as equipes no sorteio. A pontuação utilizada foi a da lista divulgada no último dia 16 de outubro. Antes, somente os cabeças de chave eram definidos pelo ranking. As demais divisões eram por regiões. Os jogos da última rodada das eliminatórias africanas e os confrontos das repescagens não entraram na conta.

A entidade ainda não divulgou detalhes do sorteio. No entanto, além do ranking como referência, a Fifa manterá outros critérios. Com exceção dos europeus – limitados a dois por grupo –, equipes da mesma confederação não podem estar na mesma chave. Rússia – como país sede –, Alemanha, Brasil, Portugal, Argentina, Bélgica, Polônia e França serão os cabeças de chave.

Espanha, Suíça, Inglaterra, Colômbia, México e Uruguai, países já garantidos na Rússia, também sabem que estarão no pote 2. Costa Rica, Tunísia, Egito, Senegal e Irã necessariamente cairão no pote 3. Nigéria, Japão, Marrocos, Panamá, Coreia do Sul e Arábia Saudita estarão no pote 4. O Peru, que enfrenta a Nova Zelândia, e a Itália, que encara a Suécia, caso vençam seus confrontos, completarão o pote 2.

  • Segunda (13/11)

    17h45 (horário de Brasília) Itália x Suécia (Ida: Suécia 1 x 0 Itália)
  • Terça (14/11)

    17h45 (horário de Brasília) Irlanda x Dinamarca (Ida: Dinamarca 0 x 0 Irlanda)
  • Quarta (15/11)

    07h (horário de Brasília) Austrália x Honduras (Ida: Honduras 0 x 0 Austrália)
  • Quinta (16/11) – madrugada de quarta para quinta

    00h15 (horário de Brasília) Peru x Nova Zelândia (Ida Nova Zelândia 0 x 0 Peru)
  • "Veja

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete