27.4 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Inep divulga nota das escolas do Enem 2014 e Cleuza Vargas fica em 1° lugar das escolas caarapoenses

2015-08-21 08:52:00

Há algumas semanas o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou as notas por escola da edição do ano passado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2014). E neste resultado mostrou que das três escolas participantes em Caarapó, a Escola Estadual Professora Cleuza Aparecida Vargas Galhardo ficou em primeiro lugar pelo sexto ano consecutivo.



Segundo o Inep, a escola Cleuza Vargas está no 140° no ranking estadual e em 10007° lugar no ranking nacional, e em 1° lugar no Estado está o Colégio Bionatus II em Campo Grande que também ficou em 11° no ranking nacional. Em 2° no ranking estadual ficou o Colégio Alexander Fleming de Campo Grande e em 3° o Colégio Lumiere de Dourados.



Mas voltando para Caarapó, em 2° lugar das três escolas participantes está a Escola Estadual Frei João Damasceno localizada no distrito de Nova América. E em 3° lugar ficou a Escola Estadual Professor Joaquim Alfredo Soares Vianna.



Em contato com o diretor da escola Cleuza Vargas, Antônio da Silva, o ‘Zezão’ como é conhecido, afirmou que o primordial para a escola ter alcançado o 1° lugar entre as escolas do município seria basicamente o esforço dos professores e também a capacitação de cada um. “A capacitação de cada professor ajudou muito, pois é uma forma de direcionar a escola no aprendizado, como também nossa política de trabalho que é sempre estar incentivando os alunos a se esforçarem e estudar mais. Com isso nossa escola está desde 2009 na frente das outras escolas do município na questão da nota do Enem”, afirma.



Essa nota que o Zezão cita equivale a comparação da nota do Brasil, do Estado, do Município e da escola. Em 2009 a escola segundo ele ficou com a nota de 471 se igualando com a nota do município. Já em 2010, a escola ultrapassou a nota do município (495) ficando com 500 pontos. 2011 alcançou 484, 2012 ficou com 474, 2013 com 488 e em 2014 com 492. Com exceção de 2009 que se igualou a nota do município, todos os outros anos o Cleuza Vargas ultrapassou a nota de Caarapó.



“Este ano, a nota da redação alcançou quase 500 pontos e são poucos os alunos que reprovaram no Enem 2014. E teve região que teve nota pior, e por isso nossa nota é considerada boa. Assim posso dizer que fico satisfeito com nosso resultado no Enem, que a partir de 2009 começou a melhorar e isso só é possível através do trabalho de equipe que temos”.



Segundo Antônio esta nota pode melhorar. “A nota do Enem pode melhorar, pois temos diversos trabalhos, projetos, tudo para incentivar os alunos a pensarem mais no seu futuro profissional”, conta.



Porém, diz que nos dias de hoje uma grande parte dos jovens são desinteressados com os estudos, o que dificulta seu desenvolvimento no ensino médio e consequentemente a sua entrada no mundo universitário e profissional.



“Um dos pontos que mais dificulta o interesse desses jovens no estudo é o uso abusivo da tecnologia, pois muitas vezes se interessam mais em prestar atenção no celular do que na aula que está sendo ministrada”, expõe.



Outro diretor que expõe as dificuldades na hora de ensinar os alunos e estimula-los a estudar mais é o Ney Geller. Ele explica que uma das dificuldades que mais encontra na escola Frei João Damasceno é a uma estrutura ruim do local, pois não possuí uma biblioteca.



“Nós não temos biblioteca na escola, a sala de tecnologia não comporta todos os alunos e consequentemente o estudo do aluno acaba sendo dificultado. Mas damos o nosso melhor para levar uma educação de qualidade para nossos alunos e tudo que conseguimos trazer para escola como melhorias é através de promoções que realizamos”, cita.



Outro problema apontado por Ney, é que segundo ele, a maioria dos alunos estuda determinada matéria só na sala de aula e esquece de dar continuidade em casa, dificultando assim um maior aprendizado. “Apesar de todos estes problemas, este ano conseguimos conquistar o segundo lugar na nota das escolas no Enem 2014, pois temos bons alunos”, afirma.



A diretora da escola Joaquim Vianna Maria Regina Modesto André Camacho disse a reportagem do CaarapoNews que o Enem é uma ótima oportunidade para os estudantes e cada um deve se preocupar mais com a aprendizagem pois é através dele que vai definir o futuro profissional e formal deles. Mas considera que a nota que a escola alcançou no Enem 2014 precisa ter uma melhora.



“É preciso que haja melhora na nota, mais desempenho dos alunos, mais interesse pois falta interesse de muitos em relação ao estudo e isso pode ter contribuído com a nota que tivemos. Além disso, pode ter ajudado a falta de maturidade dos alunos, pois quando terminam o ensino médio estão cansados da escola e ainda não escolheram uma profissão e é no Enem que eles podem desistir isso”, diz.

 

""

(Diretor 'Zezão' e a diretora adjunta Edna Calado da Escola Cleuza Vargas)

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete