22.7 C
Amambai
terça-feira, 16 de abril de 2024

Feiras de ciência e tecnologia do IFMS abrem portas do mundo para estudantes

2015-08-16 16:35:00

Apresentar um projeto de pesquisa na escola e alcançar o mundo com sua ideia. Parece uma viagem da imaginação de um estudante, mas não é. As feiras do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), que estão com inscrições abertas para a seleção de projetos, são o primeiro passo para essa conquista.

Os eventos garantem para jovens de todo o Estado a oportunidade de sair da rotina da sala de aula, ganhar boas experiências e reforço no aprendizado. Em 2014 e 2015, por exemplo, cinco projetos participantes foram classificados para eventos internacionais.

É o caso da estudante do curso de informática de Nova Andradina, Mariana Chermont que, junto com a colega Bruna Rodrigues, desenvolveu o projeto “AutoGuardian”, definido pelas duas como “uma caixa preta para carros”.

Apresentado pela primeira vez na Feira de Ciência e Tecnologia de Nova Andradina (Fecinova), o projeto teve uma trajetória de sucesso, comum aos melhores trabalhos apresentados nas feiras do IFMS.

 

Primeiro foi classificado para a Feira de Ciências e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (FetecMS), depois para a Feira Brasileira de Ciências em Engenharia (Febrace) e em seguida conquistou uma vaga na Intel/ISEF, nos Estados Unidos, considerada uma das maiores feiras de ciência do mundo.

“Eu nunca tinha feito uma viagem internacional. Foi bom ter contato com culturas diferentes, conhecer locais fora do Brasil. Foi importante para minha formação, vi projetos de todo o mundo na Intel. Isso mudou meu jeito de ver o mundo”, pontuou Mariana.

Outro projeto do IFMS que conquistou o mundo foi a “Miniplataforma de coleta de dados agrometeorológicos: utilizando tecnologias computacionais livres”, criada para auxiliar no processo de cultivo em propriedades rurais e apresentado na Feira de Ciências e Tecnologia de Campo Grande (Fecintec).

O trabalho percorreu o mesmo caminho, passando por diversas feiras, até conquistar menção honrosa da Sociedade Americana de Meteorologia (AMS, na sigla em inglês) e U$ 500 na Intel/ISEF.

Conquistas – Desde 2010, o IFMS realiza feiras de ciências, durante a Semana de Ciência e Tecnologia. Em 2011, a instituição conquistou os primeiros prêmios na Fetec-MS, 30 no total. Em 2012, foi a vez da Febrace reconhecer e premiar dois trabalhos. De lá para cá, o número de participações e prêmios só tem aumentado.

Em 2014, o IFMS classificou 134 projetos para a Fetec e recebeu 34 prêmios. Em 2015, foram classificados 9 projetos para a Febrace e a instituição conquistou 16 prêmios, além de ser a maior delegação do centro-oeste a participar do evento. Na Intel/ISEF, foram dois projetos em 2014, com um premiado, e três projetos em 2015, com dois premiados.

“Esses números são só do IFMS. Há muitos premiados de outras escolas que participam das nossas feiras e trilham seus próprios caminhos. Todos os participantes ganham, pois não é só a premiação que importa, mas a oportunidade de apresentar o resultado do trabalho e o crescimento pessoal que eles conquistam durante a execução do projeto”, explicou Emerson Corazza, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do IFMS.

Feiras 2015 – Estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, do ensino médio e do técnico integrado de nível médio de instituições públicas ou privadas de qualquer cidade do Estado podem participar das feiras do IFMS.

As inscrições para a seleção de trabalhos são gratuitas e devem ser feitas até o dia 4 de setembro, pelo orientador do projeto, exclusivamente pela internet. O endereço é http://sistemas.ifms.edu.br/semanact/.

As feiras serão realizadas em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas, entre 23 e 26 de setembro, durante a Semana de Ciência e Tecnologia 2015.

Além de credenciamento para outros eventos científicos, os melhores projetos de estudantes de escolas públicas podem ser premiados com bolsas de iniciação científica no valor de R$ 100,00 durante 12 meses.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 15 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Algodão: Brasil sustenta posição de destaque

No cenário global do mercado de algodão em pluma,...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Prefeitura de Amambai dá posse a 12 novos servidores aprovados em Concurso Público

Nesta segunda-feira, dia 08, a Prefeitura de Amambai deu...

Enquete