27.4 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

IFMS abre inscrições para Feiras de Ciência e Tecnologia da instituição

2015-08-03 21:22:00

Estão abertas as inscrições para a seleção de trabalhos para sete Feiras de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). As feiras serão realizadas em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas, entre 23 e 26 de setembro, durante a Semana de Ciência e Tecnologia 2015.

Os trabalhos de pesquisa deverão ser produzidos por estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, do ensino médio e do técnico integrado de nível médio de instituições públicas ou privadas.

A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo orientador do projeto exclusivamente pela página da Semana. É necessário enviar um resumo do trabalho e cadastrar os participantes, observando os padrões e normas descritos no edital de abertura. O prazo termina no dia 4 de setembro.

O orientador deve ter vínculo empregatício com instituições de ensino ou ser servidor público. Estudantes de todo o Estado podem apresentar trabalhos, desde que estudem dentro da área de abrangência do câmpus que sedia a feira da qual escolheu participar. A área de abrangência pode ser consultada no Anexo 1 do edital.

Seleção – Os trabalhos apresentados devem estar inseridos nas áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias e Ciências Agrárias.

A seleção será feita por meio da análise da documentação e avaliação dos resumos, sob responsabilidade do Comitê de Pré-Avaliação e Seleção de cada feira, formado por professores do câmpus onde a feira será realizada.

Na avaliação dos resumos serão considerados aspectos como criatividade e inovação, conhecimento científico do tema, organização e clareza de ideias, além de adequação à norma culta de linguagem.

A divulgação dos trabalhos selecionados para participar será feita até 10 de setembro.

Premiação – Serão premiados os 1º, 2º e 3º lugares dos projetos de nível médio e fundamental de cada uma das cinco áreas do conhecimento, além de melhor banner, melhor maquete/protótipo, melhor apresentação oral, melhor relatório, melhor projeto na categoria de nível fundamental e melhor projeto na categoria de nível técnico/médio.

Em cada feira, os cinco melhores trabalhos de estudantes de escolas públicas receberão bolsas de iniciação científica, do CNPq e do IFMS, por meio do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica do IFMS (Pitec). O valor é de R$ 100,00 durante 12 meses.

As regras para o pagamento estão disponíveis no edital. Segundo a Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi), a concessão dos valores será feita de acordo com a disponibilidade orçamentária.

Além disso, os dois trabalhos de nível médio que obtiverem a melhor classificação serão credenciados para a Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETEC MS), que ocorrerá entre 3 e 7 de novembro, em Campo Grande.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete