15.1 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

CELQ participará da Mostra Nacional de Robótica

2015-07-17 08:20:00

Aulas desafiadoras com aprendizados teóricos e práticos. Assim tem sido as reuniões do grupo de Robótica do Colégio CELQ, formado por alunos do ensino fundamental e médio. Unindo conhecimentos nas áreas de mecânica, eletrônica, informática, raciocínio lógico, os estudantes produzem sistemas robóticos com diversas funcionalidades  e neste ano se preparam para participar da Olimpíada Brasileira de Robótica e da Mostra Nacional de Robótica que acontece em agosto.

De acordo com o professor de Robótica do Colégio Celq, Bruno Bicca, além de a escola ser pioneira no Cone Sul do Estado com o projeto de Robótica, um dos diferenciais do CELQ  é que durante as aulas, os alunos aprendem a produzir as peças que integram o sistema do robô.  “É comum nós vermos a robótica sendo desenvolvida com a utilização de blocos de encaixe que se assemelham com legos. Aqui os alunos aprendem a criar as peças que vão compor a montagem do robô”, explica o professor, acrescentando que a escola investiu recentemente na aquisição de uma impressora 3D que auxilia o desenvolvimento das peças que compõem os projetos robóticos.

O aluno Carlos Wilson, do 3º ano do ensino médio, começou neste ano a fazer parte do grupo e conta que as aulas têm despertado muito interesse. “Eu entrei neste projeto porque é algo novo em Amambai e as aulas são muito produtivas”, comenta o aluno que pretende ingressar em algum curso superior que ele possa continuar aprimorando os conhecimentos na área de robótica.

O professor Bruno destaca também a importância da robótica para a vida das pessoas. “A ideia é que a tecnologia melhore o cotidiano. A robótica tem mostrado que é possível trazer qualidade de vida. Por exemplo, nós queremos, mais adiante, estudar um projeto de um sensor de pensamento. No caso de um cadeirante, sem dúvida, essa tecnologia lhe permitiria mais comodidade, pois a pessoa poderia acionar os comandos da cadeira de rodas por meio do pensamento”, destaca o professor.

Alunos do ensino Fundamental e Médio podem integrar o grupo de robótica. Os estudos e atividades são realizados no período vespertino, a partir das 14 horas. Para mais informações é só entrar em contato pelo telefone 3481.2455.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete