20 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Simted de Amambai convoca trabalhadores da rede estadual hoje

2015-05-27 01:02:00

Todos os trabalhadores da rede estadual de ensino em Amambai, professores e administrativos, estão sendo convocados para participarem de uma assembleia geral extraordinária nesta quarta-feira (27), às 8h, na sede do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação Básica de Amambai (Simted).

Durante o encontro, os trabalhadores irão discutir os encaminhamentos que serão tomados durante a greve da categoria, deflagrada na ultima sexta-feira (22), na assembleia geral da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems), em Campo Grande.

De acordo com a direção do Simted, a pauta da assembleia é o processo de organização da greve, escolha de uma comissão de greve, calendário de atividades e outros assuntos de interesse da categoria.

Manifestação
Algumas manifestações de rua, com o objetivo de informar e sensibilizar a população sobre as reivindicações dos trabalhadores, serão discutidas na assembleia .

Na segunda-feira (1º), pela manhã, está confirmada uma passeata pelo centro da cidade indo até a Câmara de Vereadores, onde, a categoria vai acompanhar a sessão e conversar com os parlamentares.

De acordo com a presidente do Simted professora Olga Tobias Mariano, a presença dos trabalhadores é importante para garantir a união e o fortalecimento da categoria. “É preciso que todos os trabalhadores, sindicalizados ou não, participem da assembleia e fortaleça o nosso movimento” reforça Olga.

As reivindicações dos trabalhadores em educação de MS são:

• O reajuste dos administrativos em educação – Além disso, a categoria também reivindica trazer a data base dos funcionários de escola para janeiro, atualmente é em maio, juntamente com a dos professores.

• O pagamento de 10,98% de reajuste dos professores – Referente ao cumprimento da Lei Estadual n° 4.464, de 19 de Dezembro de 2013, que trata sobre o reajuste de 25,42%. No início do ano foi concedido 13,01% de reajuste aos professores, referente ao Piso Nacional, porém ficou 10,98% em pendência de acordo com a Lei Estadual. No acordo firmado até o dia 15 de maio o Governo deveria debater como esse montante seria pago com a comissão de negociação, porém isso não ocorreu.

• O pagamento de 1/3 de hora-atividade para os professores, referente a 2013 – O pagamento de 1/3 de hora-atividade para os professores da Rede Estadual, equivalente a 2013, a partir de janeiro de 2015, foi acordado no Pacto pela Educação Pública de outubro de 2012 e está consolidado na Lei Complementar 165.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete